A Prefeitura de Boa Vista está na 4ª edição do sistema “Campo Limpo”, que busca recolher as embalagens vazias de defensivos agrícolas na zona rural da capital. A ação se encerra nesta quinta-feira, 23, das 9h às 13h, no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), com a proposta de facilitar a devolução e a destinação correta desses materiais, além de proteger o meio ambiente.
A ação é promovida em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV). Segundo o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto, apenas Boa Vista faz parte dessa iniciativa em todo o estado.
“Buscamos com essa coleta facilitar a vida do agricultor, para que ele não tenha que se deslocar até a cidade. Além disso, evitamos a contaminação do lençol freático, cursos de água, animais e até moradores com resíduos destas embalagens”, disse.
Segundo a supervisora da Inpev, Edilene Araújo, só no ano passado foram recolhidas cerca de três toneladas de embalagens, já para esse ano a previsão é ultrapassar esse número.
“Além de recolher os materiais, nosso trabalho envolve educar, sensibilizar e informar os produtores sobre as formas de entrega dessas embalagens. Explicamos também seu manuseio e a prática de uso de EPI para a aplicação desses produtos. Cada produtor deve encaminhar de forma correta esses materiais, para que eles possam ter o destino ambientalmente eficaz”, ressaltou a supervisora.