Plano Diretor

Prefeitura apresenta diretrizes e propostas em segunda audiência do Plano Diretor de Boa Vista

A audiência ocorreu nessa quarta-feira, 22, no Parque Germano Augusto Sampaio, no Pintolândia

Por Isaque Santiago

23/11/2023 - Última atualização 23/11/2023

A Prefeitura de Boa Vista concluiu uma importante etapa do processo de revisão do Plano Diretor da Capital. A audiência pública para apresentação das diretrizes e propostas que surgiram durante o processo de consulta à população e à sociedade civil organizada ocorreu nessa quarta-feira, 22, no Parque Germano Augusto Sampaio.

A população teve, mais uma vez, a oportunidade de colaborar com o planejamento da cidade para os próximos 10 anos. O presidente da Associação dos Produtores Rurais do Projeto Arco Íris, José Faustino, vem participando de todas as etapas do processo de revisão desde o início do ano. Para ele é fundamental que a população se engaje e participe ativamente do processo.

"É importante quando a Prefeitura se aproxima da base, vai aos bairros e ouve atentamente a população e a sociedade civil organizada. Quem melhor compreende as necessidades da cidade do que seus próprios moradores?, especialmente as lideranças comunitárias. Neste momento, estamos sendo ouvidos, e é gratificante ver uma participação tão significativa”, declarou.

Presidente da Associação dos Produtores Rurais do Projeto Arco Íris, José Faustino

O arquiteto e urbanista do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Henrique Barandier, frisou a importância da participação popular. “Isso é crucial não apenas para moldar, mas também para orientar o trabalho técnico que temos desenvolvido desde o início do processo, em fevereiro. É importante ressaltar que o Plano Diretor não é um plano de gestão, mas sim um plano de Estado. Isso proporciona uma base sólida para futuras gestões que terão o plano preparado”, explicou.

O presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Sérgio Pillon, lembrou que, durante o processo, a população foi ouvida por meio de reuniões comunitárias e, com base nisso, a Prefeitura elaborou um diagnóstico da atual situação do município em diversos segmentos. Em uma nova rodada de reuniões comunitárias, foram elaboradas as propostas e apresentadas nessa segunda audiência.

Presidente da Emhur, Sérgio Pillon

“Compartilhamos as principais diretrizes para todos os setores de Boa Vista, impactando diretamente a população nas áreas de mobilidade, mudanças climáticas, desenvolvimento urbano e expansão da área urbana. Devemos decidir se queremos uma cidade mais densa ou não e identificar as áreas adequadas para ocupação. Este é um trabalho técnico bastante interessante que, verdadeiramente, considera os interesses da comunidade. Estamos criando uma Boa Vista inclusiva, ambientalmente sustentável, visando proporcionar qualidade de vida para os próximos 10 anos”, pontuou.

Plano Diretor – Este é um importante instrumento de ordenamento urbano utilizado para orientar o desenvolvimento e a expansão da cidade de forma planejada e sustentável. Ele estabelece diretrizes, metas e normas para diversos aspectos do crescimento urbano, como o uso do solo, o sistema viário, o saneamento básico, a habitação, o meio ambiente, entre outros.

Para saber mais sobre o processo de trabalho, basta visitar o site https://boavista.rr.gov.br/plano-diretor. Lá estão disponíveis todas as ações desenvolvidas e produtos produzidos até o momento.