Um grupo de 16 alunos do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) viaja nesta quinta-feira, 16, para Manaus-AM, onde participará pela primeira vez do Torneio Regional de Robótica FIRST LEGO League Challenge, que acorre nos dias 17 e 18 de novembro. O evento desafia estudantes de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna, envolvendo o mundo das artes aliadas às tecnologias.
De acordo com o secretário municipal de Tecnologia e Inclusão Digital (SMTI), Antonio Celso, outras equipes do CCTI já participaram do evento e conquistaram quatro premiações regionais nos anos de 2017/2018, 2018/2019 e 2019/2020.
“O Torneio de Robótica retorna após a pandemia da Covid-19 e agora, vamos representar Boa Vista com duas equipes do CCTI que competirão pela primeira vez. Estamos bastante confiantes, pois nossos alunos se dedicaram para esse evento. Sem falar no apoio do prefeito Arthur Henrique, pois foi ele quem implantou o projeto de Robótica em Boa Vista e queremos trazer essa nova conquista para o município”, disse o secretário.
Ainda de acordo com o secretário, os grupos fizeram um estudo temático da capital roraimense, que será apresentado em pitch no torneio, mostrando a capacidade de organização, planejamento e trabalho em equipe. Quem se classificar, vai para a etapa nacional que acontecerá de 28 fevereiro a 02 de março de 2024, em Brasília/DF.
Aluno veterano fala dos aprendizados e conquistas no CCTI
Quem ajudou a conquistar os prêmios do First Lego foi o aluno veterano Luciano Sampaio, 16, que entrou no CCTI com 10 anos e em 2023, está se despedindo da casa. Mas ele lembra com muito orgulho de todo aprendizado e cada vitória que conseguiu com seus colegas.
“Muita coisa mudou depois que ingressei no CCTI, principalmente na perspectiva minha de vida. Comecei a ver importância da ciência e a inclusão na tecnologia, que hoje abre um leque de opções profissionais. Durante esses seis anos, participei de torneios em Manaus/AM, São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ. É uma experiência muito boa. Quando vejo esses troféus vem a nostalgia e agora, vejo novas crianças passando de novo por essa fase, é bem legal”, ressaltou Luciano.