A Prefeitura de Boa Vista, por meio da InovAction, segue com extensa programação da 1ª edição da “Tech Week”, evento que ocorre até esta sexta-feira, 24, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI). Participam admiradores do ramo, estudantes, empresários, além de representantes do executivo, legislativo e autoridades do Governo Federal.
O evento segue com inscrições abertas, podendo ser feitas até o dia 24, exclusivamente pela internet, por meio do link: https://boavista.rr.gov.br/bv-tech-week. Cinco empresas são parcerias e compartilham suas experiências de sucesso que envolvem soluções inovadoras com uso de ferramentas tecnológicas. Há representantes de Roraima, São Paulo, Brasília e Manaus.
1ª Cidade Inteligente do Brasil
“A ideia do evento é compartilhar essas experiências, reforçando a importância da tecnologia para melhoria da qualidade de vida da população. Além do que já foi compartilhado pelas empresas parcerias, serão apresentados nesta quinta, 23, cases de sucesso desenvolvidos por prefeituras do Amazonas, Tocantins, Rondônia e Roraima. A Tech Week deve crescer, a cada ano, com o objetivo de tornar Boa Vista a primeira cidade inteligente sustentável do Brasil”, disse Antonio Celso, secretário municipal de Tecnologia e Inovação.
Ainda segundo o secretário, outro ponto importante que será discutido nesta quinta é a melhoria da internet em Roraima. “Teremos uma mesa redonda com representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNT) e Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF). Eles estão desenvolvendo o ‘Norte Conectado’, que pretende trazer mais fibra ótica para Roraima e melhorar o desempenho da internet no nosso Estado”, explicou.
Um total de 70 prefeituras da Região Norte com mais de 50 mil habitantes foram convidadas para participar do evento. No último dia, a Tech Week contará com a participação de representantes da Agência Municipal de Empreendedorismo (AME), Embrapa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), Universidade Federal de Roraima (UFRR), além de uma palestra remota do presidente do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).
Proposta sustentável
Representantes do Instituto Descarte Correto, de Manaus, estão em Boa Vista e, além da Tech Week, estarão no Climathon, evento que acontece no sábado, 25, e domingo, 26 (confira mais detalhes sobre a ação aqui: https://encurtador.com.br/duwPZ). Eles atuam na coleta de resíduos eletrônicos, incentivando o descarte correto desses materiais.
Além de recolherem, a empresa tem um importante papel social, levando inclusão digital para os povos da Amazônia, como explicou Alessandro Dinelli, fundador presidente do Instituto Descarte Correto.
“Centenas de computadores que são recebidos em campanhas, em pontos de coleta, são recondicionados para nossa matriz e direcionados para implementar laboratórios de inclusão digital em escolas públicas e comunidades ribeirinhas. Isso tem fortalecido cada vez mais a inclusão digital para crianças, jovens e até mesmo adultos, gerando qualificação profissional para aqueles que querem entrar no mercado de trabalho ou se relocar no mercado”, contou.
Interessados em fazer o descarte podem comparecer ao CCTI até o dia 24 deste mês, das 8h às 18h.