Saúde

DEZEMBRO VERMELHO - Pessoas que vivem com o HIV contam com testes rápidos e medicamentos nas UBSs de Boa Vista

De janeiro a 4 de dezembro deste ano, a Atenção Primária fez 21.300 testes rápidos para detecção de infestação do vírus

Por Jaqueline Pontes

12/12/2023

Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Boa Vista disponibilizam testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), além da dispensa de medicamentos retrovirais para pessoas que vivem com Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Rápidos, práticos e sigilosos, os exames detectam também Sífilis, Hepatite A e B, principais contágios por infecções.

Desde a coleta ao resultado, o teste dura no máximo 30 minutos. Os interessados em fazer o exame devem apresentar documento oficial com foto e cartão do SUS em uma unidade de saúde. De acordo com a coordenadora Municipal do Programa de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Nira Paz Corrêa, médicos, enfermeiros e farmacêuticos das unidades dispensadoras foram qualificados para o atendimento.

 

Testes são rápidos, práticos e sigilosos

 

“Boa Vista dispõe de 22 unidades que fazem atendimento de profilaxia retroviral para a população. Já os testes rápido que detectam HIV, Sífilis, Hepatite B e C estão disponíveis em todas as 34 UBSs. Lembrando que nossas unidades funcionam de 7 às 19h, sem interrupção no horário de atendimento”, disse.

Dados do Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saúde (SIGSS) apontam que de janeiro a 4 de dezembro deste ano, a Atenção Primária de Boa Vista fez 21.300 testes rápidos para detecção de infestação pelo HIV. Neste mesmo período, 9.426 exames foram em gestantes. Já em 2022, o município registrou 19.036 testes gerais e 10.327 em mulheres grávidas.

 

Todas as UBSs fazem teste rápido

 

Medicamentos Retrovirais

Na capital, 22 UBSs são dispensadoras de medicamentos retrovirais, como Terapia Antirretroviral (TARV); Profilaxia Pré-Exposição (PREP), destinada a homens cisgêneros heterossexuais, bissexuais, gays e outros homens cisgêneros que fazem sexo com homens (HSH). E a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), utilizada em até 72 horas após um evento de violência sexual, relação sexual desprotegida ou acidente ocupacional.

 

Resultado de teste fica pronto em até 30 minutos

 

Unidades Dispensadoras

Asa Branca

Aygara Motta

Buritis

Délio Tupinambá

Dalmo Feitosa

Sílvio Leite

Sílvio Botelho

Dra Fanir Oliveira Silva

Sandra Maria Lacerda Ferreira

Edna Bezerra Diniz

Ione Santiago

Liberdade

Mariano de Andrade

Mecejana

Pricumã

Raiar do Sol

Santa Tereza

São Vicente

Senador Hélio Campos

Equatorial

Wanderley Nascimento

Jardim Floresta