Tecnologia

SPACE APP CHALLENGE - Participantes de evento da NASA em Boa Vista recebem troféus de reconhecimento

O evento foi promovido pela primeira vez na capital e ocorreu simultaneamente no mundo inteiro, em outubro deste ano, com apoio de 11 agências espaciais

Por Marcus Miranda

22/12/2023

Representantes das cinco equipes de Boa Vista que mais se destacaram durante o NASA Space App Challenge, promovido em outubro deste ano em várias partes do mundo, foram premiadas nesta sexta-feira, 22, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI). Na capital, o evento ocorreu pela primeira vez e contou com a participação de mais de 400 pessoas, entre presencial e virtual.

As equipes que mais se destacaram foram: InWater e Samba Splash, na categoria Global Nominees (geral), Space and Travel, indicados como People Choice (escolha popular), além da Techblaze e Patrulha Eureka que receberam menção honrosa. A premiação marcou ainda, o encerramento das atividades de 2023 no CCTI.

Boa Vista foi destaque em número de inscritos

De acordo com o secretário de Tecnologia e Inovação, Antonio Celso, os participantes receberam troféus como forma de reconhecer o esforço de cada equipe em desenvolver em apenas 48h, soluções criativas diante dos desafios propostos durante o evento.

“Para nós foi motivo de muito orgulho a participação de Boa Vista no evento e não poderíamos deixar de reconhecer o esforço e dedicação de cada um deles. Um dos diferenciais da nossa cidade foi a participação das crianças, mostrando que somos a capital da primeira infância não é por acaso. Ficamos entre os 10 municípios do Brasil com o maior número de inscritos”, afirmou o secretário.

Daniel Takaki, um dos coordenadores nacionais do evento esteve em Boa Vista para prestar apoio aos participantes

Daniel Takaki, um dos coordenadores nacionais do evento, reforçou que Boa Vista foi destaque em participação, permitindo o apoio de mentores de alta qualidade de várias partes do Brasil (RS, SC, SP, AM), o que auxiliou no bom desempenho das equipes.

“Boa Vista surpreendeu muita gente. A visão do prefeito Arthur Henrique em investir em tecnologia e inovação foi fundamental para o sucesso desse evento. Conseguimos patrocinadores na iniciativa privada (FIA ProInfo e Amazonia Telecom) que, junto com o apoio da prefeitura, através da AME, SMTI e a cessão do espaço do CCTI, viabilizaram a realização. Temos muita esperança que a capital vai produzir um ‘campeão das galáxias’ muito em breve, não apenas pela qualidade técnica dos participantes, mas também pelo empenho e visão de suas lideranças municipais”, disse.

Entenda um pouco mais  

Este ano, o evento contou com apoio de 11 agências espaciais globais, incluindo a Agência Espacial Brasileira (AEB). A iniciativa se destaca como o maior Hackathon do mundo. O termo é a junção das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona).

Foram 48h de imersão que envolveram muita dedicação e criatividade

Em clima de imersão total, as equipes tiveram 48h para enviar um vídeo para a NASA com a apresentação de um problema e a solução, que encontraram após o trabalho com os mentores. O objetivo do Hackathon é mostrar para a população global que todos podem contribuir para a preservação do planeta Terra e o futuro da humanidade.

Criançada antenada

Samuel Amorim, um dos integrantes da equipe Patrulha Eureka ficou satisfeito com a experiência

Samuel Amorim, de 11 anos, integrante da equipe Patrulha Eureka, curtiu muito a experiência. “Achei bacana. Fizemos um projeto de eclipse e foi muito legal. Aprendemos muito!

__________________

FOTOS (Créditos)

Welika Matos: https://flic.kr/s/aHBqjB7M2L