Agricultura e Pecuária

CAPACITAÇÃO NAS COMUNIDADES - Produtores da Serra da Moça recebem oficina de manejo da piscicultura

Indígenas aprendem desde a preparação do tanque, aos cuidados com a qualidade d’água e controle de doenças

Por Wandilson Prata

28/02/2023 - Última atualização 02/03/2023

A agricultura familiar vem se fortalecendo a cada ano nas comunidades indígenas de Boa Vista e nesta segunda-feira, 27, a Prefeitura capacitou 12 famílias da comunidade Serra da Moça, a 59km km da capital, com o curso voltado ao manejo da piscicultura. Este novo projeto vai atender 17 comunidades indígenas.

De acordo com o secretário municipal da Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), Guilherme Adjuto, o curso busca capacitar os indígenas na parte teórica e prática para aprenderem a condução das técnicas de manejo da piscicultura.

O curso busca capacitar os indígenas para aprenderem a condução das técnicas de manejo da piscicultura.

“Durante a oficina foi abordado desde a preparação do tanque, os cuidados com a qualidade d’água e controle de doenças, como também da alimentação dos alevinos, pois são vários tipos de ração até a despesca”, explicou o secretário.

Quem ministrou a oficina foi o técnico de piscicultura Juarez Barros de Oliveira, que irá acompanhar o projeto da prefeitura no período de um ano, nas comunidades indígenas atendidas pelo município, para terem um melhor aproveitamento do pescado.

Juarez Barros é técnico de piscicultura, que ministrou a oficina e irá acompanhar o projeto no período de um ano

“A proposta é esses produtores aprenderem a como cuidar do tanque, desde a limpeza até a aplicação de cal, que irá corrigir e melhorar a água, além da ureia para a fertilização do tanque que irá disponibilizar microorganismos essenciais para a criação do peixe”, disse o técnico de piscicultura.

O tuxaua da comunidade Serra da Moça, Alexssandro Chagas, 43 anos, destacou que e esse projeto vem para melhorar e fortalecer a sustentabilidade da comunidade. “Até então, não tínhamos conhecimento sobre questões como o nível d’água e a capacidade de um tanque de piscicultura. E agora estaremos na coletividade, trabalhando e buscando sempre apoio dos nossos parceiros, como a Prefeitura de Boa Vista”, afirmou.

Na Serra da Moça, o projeto foi batizado de Moro-Morí, que na língua indígena Macuxi significa “peixe bom

O projeto na comunidade Serra da Moça foi batizado de Moro-Morí, que na língua indígena Macuxi significa “peixe bom”. E quem irá coordenar esse trabalho na comunidade será Inácio da Silva Ângelo.

“Essa é a primeira vez que trabalho no ramo da piscicultura e estamos bem curiosos com as técnicas. Queremos aprender a cada dia e a nossa proposta é garantir uma boa produção de peixes”, disse o coordenador.

Fotos: Giovani Oliveira - https://flic.kr/s/aHBqjAtP8f