Meio Ambiente

“Dia Mundial da Água” Jovens do Projeto Crescer dão bons exemplos durante ação de limpeza na Praia do Curupira

Durante a visita os jovens recolheram lixo, apresentaram poesias e desenhos com o tema ligado à preservação da água e fixaram placas de conscientização

Por SEMUC

22/03/2023 - Última atualização 22/03/2023

Para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira, 22, cerca de 30 jovens da Oficina de Educação Ambiental e Compostagem do Projeto Crescer demonstraram bons exemplos de cuidado e proteção ao meio ambiente. Ao visitar pela segunda vez a Praia do Curupira, os alunos fizeram uma ação de limpeza neste importante balneário de Boa Vista.

Durante a visita, fizeram uma “varredura” para recolher micro resíduos na faixa de areia do rio Cauamé. Logo em seguida, participaram de um recital de poesias e produção de desenhos com temas relacionados à importância da água. Para encerrar, os jovens fixaram placas de avisos e conscientização, confeccionadas por eles, com as seguintes frases: “Ao entrar traga alegria, ao sair leve seu lixo” e “Água: se souber usar nunca vai faltar”.

As ações alusivas ao Dia Mundial da Água com integrantes do Crescer começaram no dia 13 de março, com uma palestra sobre a importância da data. Na terça-feira, 14, foi feita a análise da água do Lago dos Americanos, no Parque Anauá, com o objetivo de ensinar os integrantes da oficina a manipular os reagentes utilizados na análise.

Na quinta-feira, 16, eles fizeram a primeira visita ao Curupira para estudar a biodiversidade local. O Coordenador da oficina, Luis Felipe Gonçalves, falou da importância das ações promovidas sobre a questão da qualidade da água. Além do objetivo das ações promovidas para conscientizar os alunos.

“Temos balneários de grande qualidade no nosso município e temos o dever de conservar e preservar a atual e as futuras gerações. Ação como esta, tem como meta levar a conscientização para estes jovens para que sejam os multiplicadores em seus bairros e dentro de suas casas, tornando a nossa cidade cada vez mais limpa”, explicou.

O integrante da oficina, Augusto Henrique, 17 anos, disse que as ações voltadas para a questão da água trouxe conscientização sobre o valor que a água tem. Ele destacou como novidade sair da rotina do dia a dia. “Ação muito boa, é algo diferente para falar de um assunto importante, por isso temos que ter consciência. Acredito que temos que conscientizar as pessoas, pois água e vida”, disse.

O Dia Mundial da Água - Data criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em Fevereiro de 1993, com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância de preservar o recurso da natureza.

___________________

FOTOS (Créditos): Jonathas Oliveira - https://flic.kr/s/aHBqjAwJr7
 

Sonoras: Luis Felipe, coordenador / Augusto Henrique integrante da oficina