Educação

EDUCAÇÃO ESPECIAL - Compromisso da Prefeitura de Boa Vista é garantir qualidade de ensino a todas as crianças

No Dia Mundial da Síndrome de Down, celebrado nesta terça, 21, conheça um pouco do trabalho da prefeitura na modalidade de Educação Especial

Por SEMUC

21/03/2023 - Última atualização 21/03/2023

O dia 21 de março é o Dia Mundial da Síndrome de Down e nesta data, ações alusivas ocorreram em diversas escolas, como forma de conscientizar toda comunidade escolar sobre essa condição. E na ocasião, é importante lembrar o minucioso e dedicado trabalho pedagógico desenvolvido pela prefeitura na modalidade Educação Especial, atendendo atualmente, cerca de 1.900 alunos em toda a rede municipal.

Desse total, 1.309 são considerados público-alvo, que consiste em crianças com deficiência física, intelectual, auditiva e/ou visual, autistas e alunos com altas habilidades. Além disso, conforme dados da Gerência Municipal de Planejamento Educacional da SMEC, o município atende, atualmente, 56 alunos com a síndrome de Down.

Miraci de Araújo, mãe da Thainá, está feliz com os avanços da filha

E quem encontra assistência e a atenção necessária na Rede Municipal de Ensino fica com o coração mais tranquilo. É o caso da Miraci de Araújo, mãe da Thainá, de 12 anos, estudante do 4° ano da Escola Municipal Juslany de Souza Flores, no Jardim Tropical. Miraci, que morava em Manaus (AM), afirmou que se surpreendeu com a qualidade do ensino oferecida em Boa Vista.

“Em Manaus ela estudava em uma escola particular, pois eu não conseguia achar uma instituição pública que me passasse confiança. E desde que ela começou a ser atendida na Sala Multifuncional do município sinto que avançou muito. Fazendo atividades que até então não fazia então estou muito feliz e satisfeita com essa atenção”, explicou.

As professores de Educação Especial, Hélia e Kelly atuam na Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Juslany de Souza Flores

ESPAÇOS ESPECIALIZADOS – As Salas Multifuncionais estão presentes em 67 escolas da Rede Municipal. São nessas salas que o atendimento educacional especializado (AEE) acontece, com o auxílio de um professor especialista na área de educação especial, sendo que o município conta hoje com cerca de 128 desses profissionais.

“Os atendimentos individualizados nas Salas de Recurso Multifuncional garantem o maior desenvolvimento dessas crianças, pois esse contato direto nos permite conhecer as habilidades e potencialidades desses alunos, favorecendo o planejamento de atividades exclusivas para cada caso. A gente destaca que a família é parte fundamental nesse processo de inclusão e avanço”, explicou a professora Hélia Menezes, que atua na modalidade especial desde 2012.

“Ele é muito bem acolhido aqui, graças a essa atenção especial que recebe", disse Bernad Torres, pai do Leonel, estudante com síndrome de down atendido na Rede Municipal de Ensino

Bernard Torres é pai do Leonel, estudante do 4° ano. Ele afirmou que o filho, que possui síndrome de Down, tem avançado desde que ingressou na unidade. “Ele é muito bem acolhido aqui, graças a essa atenção especial que recebe. Sinto que ele melhorou bastante e agradeço muito a dedicação dos professores e demais profissionais da escola envolvidos”, disse.

TIX – Desde março do ano passado, a prefeitura desenvolve o programa “TIX LETRAMENTO”, em busca de oferecer recursos tecnológicos pedagógicos para o desenvolvimento educacional de atividades dos alunos com necessidades especiais, nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

O TIX está presente em 67 escolas da Rede Municipal de Ensino

O programa é voltado para alunos com deficiências físicas, intelectuais, Transtorno do Espectro Autista, altas habilidades e superdotação, transtornos e dificuldades de aprendizagem, entre outras necessidades educacionais especiais.

Implantado em 67 escolas de Boa Vista, que possuem salas multifuncionais e no Centro Municipal Integrado de Educação Especial, com capacitação para os mais de 140 profissionais que atuam no atendimento com os alunos com deficiência, aplicando essa nova tecnologia como ferramenta didática nos processos do ensino e da aprendizagem.

____________________________________
LINK DAS FOTOS:

·Jonathas Oliveira- https://flic.kr/s/aHBqjAwBta