Educação

‘GESTORES UNIDOS 2023’ - Planejamento e estratégias para o fortalecimento da Rede Municipal de Ensino marcam 1ª reunião do ano

14/03/2023 - Última atualização 14/03/2023

Na semana em que se comemora o Dia da Escola (15 de março), a Secretaria Municipal de Educação (SMEC) reuniu gestores de todas as unidades que integram a Rede Municipal de Ensino para o primeiro encontro do ‘Gestores Unidos’ de 2023. O projeto é desenvolvido desde 2021 como importante ferramenta de planejamento e integração de toda a rede.

“É um momento de diálogo, planejamento e integração da Rede", disse a secretária municipal de Educação, Consuêlo Sales

O evento, que aconteceu na segunda, 13 e nesta terça-feira, 14, no Teatro Municipal, foi dividido da seguinte forma: no primeiro dia se reuniram gestores da Educação Infantil e no último, do Ensino Fundamental. De acordo com a secretária municipal de Educação, Consuêlo Sales, o projeto é fundamental para o fortalecimento de toda a Rede Municipal de Ensino.

“É um momento de diálogo, planejamento e integração da Rede, visando socializar boas práticas educativas, trocar experiências, traçar estratégias e, principalmente, melhorar nossos indicadores de qualidade do Ensino Infantil e Fundamental”, disse.

"Nos enriquece muito profissionalmente e contribui diretamente para a qualidade do ensino tanto na nossa escola, como em toda a rede”, falou a gestora Francimeire Souza

PLANEJAMENTO COLABORATIVO – Francimeire Souza, gestora da Escola Municipal Tia Linda, destacou a importância em participar do encontro. “A troca de experiências com outros colegas é mais do que válida, pois nos enriquece muito profissionalmente e contribui diretamente para a qualidade do ensino tanto na nossa escola, como em toda a rede”, disse.

"É importante para destacarmos que o trabalho desenvolvido nas escolas urbanas, tem o mesmo padrão de qualidade do aplicado nas escolas indígenas e do campo”, explicou a professora Joice de Souza

O encontro também contou com a participação de professores responsáveis por escolas indígenas, como é o caso da educadora Joice de Souza, da Escola Municipal Indígena Vovó Tereza da Silva, educação infantil. “Esse encontro vem para nortear algumas ações a serem desenvolvidas na nossa escola e é importante para destacarmos que o trabalho desenvolvido nas escolas urbanas, tem o mesmo padrão de qualidade do aplicado nas escolas indígenas e do campo”, contou.

"Esse ano nosso foco é o SAEBE e esse encontro vem para traçarmos estratégias que permitam o bom desempenho dos nossos estudantes”, disse o gestor da Escola Municipal Palmira de Castro, Marcos Antônio.

Marcos Antônio, da Escola Municipal Palmira de Castro, reforçou o compromisso em estabelecer estratégias para o bom desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que será aplicado ainda no primeiro semestre deste ano."Esse encontro é símbolo de fortalecimento e troca de experiências, gerando muito aprendizado tanto para nos gestores e demais profissionais da educação, como também reflete diretamente nos alunos e suas famílias. Esse ano nosso foco é o SAEB e esse encontro vem para traçarmos estratégias que permitam o bom desempenho dos nossos estudantes”, explicou.

No evento, são promovidas oficinas mediadas pelas Equipes de Técnicos da SMEC, com o intuito de fortalecer a união dos gestores escolares. São também espaços para diálogo, acolhimento, socialização de ideias, trocas de saberes e experiências. Os encontros servem de sugestão para que, em efeito cascata, sejam replicados nas unidades de ensino.

LINK DE FOTOS:

Léo Costa - https://flic.kr/s/aHBqjAvBNa