Saúde

HOSPITAL DA CRIANÇA - Profissionais alertam para diagnóstico e tratamento da disfagia na infância

Unidade possui ambulatório de Disfagia, setor voltado para atender pacientes com dificuldade em fazer deglutição correta

Por Jaqueline Pontes

21/03/2023

Engasgos, sensação de alimentos parados na garganta, dificuldade ou lentidão durante a alimentação, tosse frequente durante ou após comer e beber. Estes são alguns dos sintomas de Disfagia, dificuldade na deglutição de alimentos, líquidos e saliva. O dia 20 de março, instituído como Dia Nacional de Atenção à Disfagia, busca alertar as autoridades em saúde e a população para o diagnóstico e tratamento.

Há quatro meses, o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) criou o ambulatório de Disfagia, setor exclusivo esse tipo de tratamento que funciona de segunda a sexta-feira e atende crianças que não conseguem se alimentar pela via oral. De acordo com o coordenador do serviço de otorrinolaringologia, Ivan Machado, o núcleo funciona com as especialidades de otorrinolaringologia e fonoaudiologia.

“Os pacientes que recebemos veem encaminhadas do setor de pacientes crônicos e são crianças que não conseguem deglutir de forma adequada ou de nenhuma forma. O ambulatório funciona com otorrinolaringologia, fonoaudiologia e parceria com a pediatria. A procura tem sido grande. Estamos tendo bons resultados com pacientes que tem traqueotomia, gastronomia e hoje possuem indicação para fazer retirada”.

Isaac Cavalcante, 10 anos, trata a disfagia com fonoaudióloga do HCSA

Tratamento à Disfagia no HCSA – Após passar por extração dentária, uma bactéria se instalou no organismo de Isaac Cavalcante, 10 anos, fato que resultou na tetraplegia da criança. Atendido no HCSA, o paciente passou pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo Wanderson da Silva, pai da criança, Isaac passou a ter dificuldades na deglutição. Desde então, segue em tratamento com a fonoaudióloga do núcleo de Disfagia do Hospital da Criança.

“Ele era uma criança saudável e após o incidente com o dentista ficou tetraplégico. A nossa família está em processo de aprendizado para lidar com a situação, pois é tudo recente, são oito meses desde o ocorrido e tem sido bem difícil. O Isaac tem evoluído aos poucos, graças ao tratamento com a fonoaudióloga ele tem aprendido a fazer a deglutição. Estamos em um novo recomeço com o nosso filho”.

A Disfagia atinge todas as idades, do recém-nascido à pessoa idosa. Conforme Manoela Gomes, fonoaudióloga do HCSA, a dificuldade de deglutição é consequência de uma doença já existente no paciente.

“A partir da avaliação é diagnóstica a presença da Disfagia e surge a necessidade do acompanhamento fonoaudiológico, processo de reabilitação. É preciso traçar o plano terapêutico do paciente a partir da patologia de base”.

Deglutição – É o ato de engolir. De forma sequenciada, a deglutição envolve as bochechas, dentes, língua, palato, faringe, esôfago e estômago. Ou seja, é o trajeto do alimento, bebida ou saliva, da boca até o estômago. Crianças e adultos que possuem dificuldade em seguir com esse processo de alimentação apresentam uma Disfagia e devem passar pela reabilitação, tratamento com especialistas.

______________________

Fotos: Leo Costa – https://flic.kr/s/aHBqjAwt7J