Esportes

INCENTIVO AO ESPORTE - Jovem apoiada pelo Bolsa Atleta passa a integrar Seleção Olímpica de Boxe

A boxeadora Rafaela Marques Silva está desde o dia 6 de março em São Paulo treinando junto a atletas de alto rendimento, com foco nas Olimpíadas de Paris 2024

Por SEMUC

18/03/2023 - Última atualização 19/03/2023

O Bolsa Atleta, um dos principais programas de incentivo ao esporte em Roraima é símbolo de investimento na formação de atletas de alto rendimento, proporcionando a descoberta de novos talentos. Um destes exemplos é o da boxeadora Rafaela Marques Silva, de 16 anos, que passou a integrar a Seleção Olímpica de Boxe após ser destaque em diversas competições nacionais e internacionais.

Convocada em fevereiro para fazer parte da seleção, Rafaela está desde o início de março em São Paulo, treinando junto a atletas de alto rendimento. Com foco nas Olimpíadas de 2024, que acontecerão em Paris, a atleta tem uma rotina intensa de treinamentos que se iniciam às 5h da manhã e seguem até às 16h.

“Está sendo um momento muito importante para mim, para minha família e representa a realização de um sonho. Não é fácil estar longe de casa, da família, dos amigos e da minha cidade, mas faço disso a minha motivação diária. Sempre digo que a gente colhe o que planta e neste momento sinto que estou colhendo os resultados de muito trabalho e dedicação”, disse a atleta.

O Bolsa Atleta foi essencial para o desenvolvimento da Rafaela, possibilitando treinos de qualidade

APOIO DO BOLSA – Para o pai e treinador Ronaldo Silva, o Bolsa Atleta foi essencial para o desenvolvimento da Rafaela, possibilitando treinos de qualidade e fazendo com que a atleta se igualasse a atletas de nível nacional. Ronaldo não esconde seu orgulho, mas se mantém firme em seu objetivo.

“Fico dividido entre pai e treinador. O lado pai carrega uma felicidade que não cabe no peito. Já o lado treinador é mais firme para não deixar ela perder o foco. Queria dizer toda hora que ela é meu orgulho e que a admiro demais”, falou.

CARREIRA DE SUCESSO – A jovem campeã coleciona uma série de títulos importantes no esporte. Em 2022, Rafaela foi convocada para seleção brasileira juvenil e participou de vários torneios. Representou o Brasil no Campeonato sul-americano em Rosário, Argentina onde conquistou bronze.

A jovem campeã coleciona uma série de títulos importantes no esporte tanto no Brasil. como em outros países

Em Normandy, França, Rafaela fez história sendo a primeira campeã mundial estudantil do boxe brasileiro. Ainda em 2022, foi para o internacional da Espanha e ficou com a prata. No campeonato brasileiro, foi campeã nas três lutas em que competiu, sendo eleita a melhor atleta juvenil do Brasil.

SOBRE O PROGRAMA – Pautado nos resultados alcançados pelo desempenho dos atletas em competições oficiais, o programa é voltado aos praticantes de destaque das modalidades olímpicas e paralímpicas, com a oferta de uma bolsa que varia entre R$ 500 e R$ 800, conforme a categoria (Juvenil - 12-17 anos e Adulto - 18-28 anos).

O Bolsa Atleta é voltado aos praticantes de destaque das modalidades olímpicas e paralímpicas

A ideia é que com o auxílio, os atletas possam se dedicar com exclusividade aos treinamentos e competições. As modalidades contempladas são reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A bolsa tem duração de 12 meses, podendo ser renovada no ano seguinte.

A liberação dos recursos se dá em parcelas, com pagamento até o 10° dia útil. O benefício fica sujeito a cancelamento a qualquer momento, caso o atleta descumpra algum critério de participação do programa.

____________________
LINK DAS FOTOS:

·Jonathas Oliveira/Arquivo Pessoal – https://flic.kr/s/aHBqjAw7Ht