Saúde

‘MAIS SAÚDE, MAIS VIDA’ - Serviços de saúde e assistência social são levados a moradores do bairro Nova Cidade

Palestras educativas, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) estão entre os serviços disponibilizados

Por Jaqueline Pontes

30/03/2023 - Última atualização 30/03/2023

Atendimento médico, renovação de receitas, vacinação, pesquisa do Bolsa Família e administração de vitamina A são alguns dos serviços oferecidos na ação ‘Mais Saúde, Mais Vida’, realizada pela Unidade Básica de Saúde Délio Tupinambá, em parceria com a Associação de Moradores do bairro Nova Cidade. A ação aconteceu na Praça Clotilde Duarte de Oliveira, nesta quinta-feira, 30, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 31 de março.

Teve também palestras educativas, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aferição de pressão e glicemia. De acordo com Tiago Auler, diretor da UBS Délio Tupinambá, a ação, que deve entrar no calendário fixo da unidade básica a ser realizada a cada seis meses, busca estreitar laços entre usuários e o serviço público municipal de saúde.

“O nosso principal objetivo com a ação Mais Saúde, Mais Vida é trazer a população para perto da saúde municipal. A gente deseja que os usuários possam conhecer como funciona o nosso trabalho, o fluxo de atendimentos, os serviços ofertados dentro da comunidade e para a comunidade. Nossa ação é voltada para fortalecer o vínculo comunitário junto aos equipamentos da saúde de Boa Vista”, contou.

Moradores puderam aferir glicemia, além de outros serviços ofertados

Distribuição de kits de higiene bucal, cortes de cabelo, entrega de brindes e doces para as crianças fizeram parte da programação do evento. O presidente da Associação de Moradores do bairro Nova Cidade, Luís Miguel, conta que o ‘Mais Saúde, Mais Vida’ é resultado de um trabalho em conjunto entre saúde municipal e lideranças comunitárias, que antes de tudo, busca dá acesso à informação.

“A unidade de saúde entrou com os médicos, enfermeiros, palestrantes e vacinadores e eu entrei com a população. Assim, o nosso evento está acontecendo como planejado nas reuniões. A gente precisa encontrar um jeito de aproximar a sociedade da informação. Aqui tem pessoas que estão assistindo as palestras educativas que, com certeza, vão aprender algo que pode prevenir uma doença no futuro”.

Mais de 40 servidores municipais e apoiadores da Associação de Moradores seguem na Praça do Nova Cidade para impulsionarem a ação em alusão ao Dia Mundial da Saúde. A dona de casa, Jossiane Souza, aproveitou para concluir o esquema vacinal primário contra a Covid-19, além de imunizar os dois filhos contra o coronavírus, de acordo com a faixa-etária das crianças, determinadas pelo Ministério da Saúde.

Jossiane Souza trouxe a filha de seis anos para tomar a vacina contra o coronavírus

“Trouxe meus dois filhos, de 15 e seis anos, para vacinar contra a Covid-19 e colocar o cartão de vacina de todos em dias. Além da vacina, eu ainda fiz a pesagem do Bolsa Família e agora vou aproveitar para consultar com o médico. Essa ação que ocorre hoje aqui na praça é muito importante porque a gente consegue acesso mais rápido a esse tipo de procedimento que eu acabei de fazer”.

Fotos: Jonathas Oliveira – https://flic.kr/s/aHBqjAxPng