Serviços Públicos

OUVIDORIA - Serviço que aproxima o cidadão das instituições e ajuda na qualidade do atendimento ao público

Neste Dia Nacional do Ouvidor, 16 de março, é importante reconhecer este profissional cuja a missão é promover um diálogo entre a população e as instituições.

16/03/2023 - Última atualização 16/03/2023

Neste Dia Nacional do Ouvidor, 16 de março, é importante reconhecer este profissional cuja a missão é promover um diálogo entre a população e as instituições. São as ouvidorias que “ouvem a voz do cidadão” quando precisam fazer uma sugestão, reclamação, denúncia ou elogio. No serviço público esta ferramenta ajuda na melhoria dos serviços prestados à comunidade.

A Prefeitura de Boa Vista, por exemplo conta com importantes canais de comunicação entre a gestão e a população. Na Secretaria Municipal de Saúde, há a ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde), que funciona como um termômetro dos serviços de saúde oferecidos à população.

De acordo com a ouvidora do SUS Ana Flávia Buss, a Ouvidoria contribui para ações e soluções de problemas, se tornando num espaço estratégico e democrático de comunicação entre o cidadão e os gestores do SUS.

“Eu como ouvidora do SUS do município, acolho e trato todas as manifestações que chegam, dando um retorno ao cidadão. Para mim é gratificante, pois além de poder contribuir para a gestão, levando estatísticas e relatórios situacionais para a melhoria dos serviços de saúde, também é gratificante poder ajudar os usuários, resolvendo as suas manifestações, lhe dando uma informação ou tirando suas dúvidas”. declarou.

Esse trabalho tem dado resultado. Em 2022, das 3.188 demandas recebidas na Ouvidoria do SUS, cerca de 92% foram atendidas. “Nossa meta, no planejamento anual, é de 82% e estamos acima desse percentual. Mas seguimos trabalhando para alcançar os 100%”, ressaltou a ouvidora.

E a novidade deste ano é o projeto Ouvidoria Ativa. Desde janeiro, as equipes estão indo até as unidades básicas de saúde e no Hospital da Criança, para esclarecer a população sobre o papel da ouvidoria e ouvir suas demandas. Para Ana Flávia tem sido bastante produtivo, e é uma estratégia que aproximado a prefeitura do cidadão.

“A Secretaria Municipal de Saúde, através da Ouvidoria busca estar presente em todas as unidades, promovendo palestras para divulgar os canais de atendimento, além de conscientizar a população sobre a participação e sugestões nos serviços de saúde” pontuou.

CANAIS DO SUS- A população pode contribuir se manifestando, sugerindo melhorias, elogiando os serviços prestados ou até mesmo denunciando irregularidades, através dos cinco canais da Ouvidoria do SUS: urnas em todas as unidades de saúde, telefone 156 (Sistema FALA BV), presencialmente na Rua Coronel Mota, 418, por telefone 3621-1012, ou por email: ouvidoriasmsa@gmail.com .

A Prefeitura conta também com a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Educação (SMEC), Ouvidoria Geral do Municipio, e da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST).

OUVIDORIA SMEC – A ouvidoria existe desde 2019. Os atendimentos são realizados por telefone ou presencial, de segunda à sexta-feira, em horário comercial, na própria secretaria ou pelo WhatsApp - (95) 98404-8983. Porém, por meio do Portal FalaBV 156, o cidadão pode formalizar manifestações a qualquer horário, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.

Em 2022 a Ouvidoria da SMEC atendeu 380 demandas formalizadas via Sistema FALABV156, com demandas variadas no decorrer do ano.

Ouvidoria Geral - A prefeitura também disponibiliza para a população a Ouvidoria Geral do Município. Onde o cidadão pode acessar o atendimento através do e-mail (ouvidoria@prefeitura.boavista.br) ou por meio do portal falabv156.boavista.rr.gov.br.

Central 156: O mais famoso canal de atendimento é a Central de Atendimento 156, que funciona 24 horas por dia. Após o registro da manifestação, o cidadão recebe um número de protocolo para que possa acompanhar o andamento das solicitações, além de ser informado sobre os prazos de resposta.

Quando necessário, a Ouvidoria Geral solicita maiores informações ao cidadão após o registro da demanda, também encaminha a manifestação ao órgão responsável para que o mesmo responda no prazo legal. O prazo de respostas varia, dependendo da demanda, e vai de 10 até 20 dias, as mais frequentes são sobre poluição sonora, tapa buracos, e outras.

Fotos: Katarine Almeida - https://bit.ly/3yBO5iK