Prefeitura promove mutirão de combate à Dengue no bairro Pedra Pintada

A ação concentrada dos agentes é um esforço da prefeitura para  evitar uma epidemia de dengue em Boa Vista

17/03/2023 - Última atualização 18/03/2023

Nesta sexta-feira, 17, os moradores do Pedra Pintada receberam os agentes de endemias da Prefeitura de Boa Vista durante o mutirão de combate á dengue no bairro. A ação mobilizou mais de 70 agentes, que percorreram as ruas eliminando criadouros, conscientizando e orientando as pessoas sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O Pedra Pintada foi um dos dez bairros que apresentaram um alto índice de infestação do mosquito. Os dados foram coletados no 1º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2023. De acordo com o LIRAa, dos 58 bairros visitados pelos agentes de endemias, 10 bairros foram classificados com alto risco, 29 com médio risco e 19 com baixo risco para transmissão de dengue, zika e chikungunya.

Para Washington Alves, coordenador de Endemias do município, o mutirão é um esforço a mais para não ter um risco de uma epidemia de dengue em Boa Vista. “As visitas domiciliares são realizadas diariamente, os agentes estão visitando as casas dos bairros que apresentaram o índice alto de infestação. Às sextas-feiras estamos intensificando para alcançar e conscientizarmos o maior número de pessoas”, explicou Washington.

Quem recebeu os agentes foi o comerciante Elton Silva. Para ele o trabalho da equipe é importante, e por isso os moradores devem colaborar. “Se cada morador colaborar ajuda todo mundo e evita problemas. Cada um tem que receber o agente em sua casa, sem reclamar, sem ficar tratando mal, pois eles estão fazendo seus trabalhos, basta colaborar que todos ganham no final”, observou.

Os trabalhos de combate continuam diariamente, e na sexta-feira da semana que vem, 24, a mobilização vai acontecer no bairro Operário.

As principais medidas para eliminar a formação de criadouros são:

• Manter as caixas-d’água bem fechadas;
  • Lavar com água e sabão tonéis, galões ou depósitos de água e mantê-los bem fechados;
  • Limpar e remover folhas das calhas deixando-as sempre limpas;
  • Retirar água acumulada das lajes;
  • Desentupir ralos e mantê-los fechados ou com telas;
  • Colocar areia ou massa em cacos de vidro de muros;
  • Lavar plantas que acumulam água como as bromélias duas vezes por semana.

Mais informações sobre o 1º LIRAa (Clique aqui)

Fotos: Léo Costa - https://flic.kr/s/aHBqjAw6JF