Cultura

PROJETO TEATRANDO - Prefeitura apoia e fortalece os Grupos de Artes Cênicas em temporada de espetáculos no Teatro Municipal

Já foi criada a primeira agenda de espetáculos dentro deste projeto da prefeitura, com seis apresentações que já começam neste fim de semana no Teatro Municipal

Por SEMUC

14/03/2023 - Última atualização 14/03/2023

Como forma de valorizar e fortalecer os grupos de artes cênicas locais, bem como garantir palco aos artistas, a Prefeitura apresenta o projeto “Teatrando”. O objetivo é democratizar o acesso à arte e à cultura, além de promover a formação de público para essa linguagem artística no Teatro Municipal, maior casa de espetáculos do estado.

VEM AÍ! - Os seis primeiros espetáculos que vão integrar o projeto já tem dia e hora marcada. Serão seis apresentações que já começam neste próximo fim de semana, e se estendem até maio. São espetáculos para todos os gostos, desde infantis, a dramas, suspense, comédia e muito mais.

Nesta agenda de apresentações estão envolvidas as companhias artísticas: Espaço Cultural Maktub, Cia Meio-Fiu e Grupo Circo Imaginarte. Um projeto que traz espetáculos de teatro e dança apresentados por grupos profissionais da cidade.

Os grupos que integram o projeto terão acesso livre ao teatro e toda a estrutura para que possam se apresentar

ESCOLHA DEMOCRÁTICA - A escolha dos grupos foi por meio de seleção e os escolhidos terão acesso livre ao teatro e toda a estrutura para que possam se apresentar. Com isso, além das companhias terem oportunidades de realizar suas atividades a população passa a conhecer a cultura local e frequentar mais o Municipal.

Para o prefeito Artur Henrique, o Teatrando surge como instrumento democrático para os artistas locais, pois através de seleção pública foram contemplados grupos da cidade e foi cedido o teatro e toda a estrutura para que pudessem entrar em temporada de eventos. “Ele tem uma importância muito grande para o aquecimento da cadeia produtiva na área das artes cênicas. O projeto tem essa condição de tornar acessível o teatro para os artistas locais".

NESTE FIM DE SEMANA - Confira a programação que vai abrir a agenda de espetáculos do “Teatrando”.

> SÁBADO (18/03, às 20h) – Mulheres Sagradas (Espaço Cultural Maktub)

A apresentação será marcada por show de dança, poemas e música. É uma homenagem às mulheres antepassadas, como indígenas, ciganas, brasileiras, africanas, europeias, como forma de lembrar suas contribuições para a sociedade. Além do show, terá uma exposição de artesãs locais, no Foyer do Teatro a partir das 18h.

Os ingressos, no valor de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) podem ser adquiridos por meio do contato (95) 981131911 ou no instagram @maktubbv.

> DOMINGO (19/03, às 20h) – Rasga Mortalha (Cia Meio-Fiu)

Um espetáculo cheio de suspense, magia, cultura e ancestralidade, Rasga Mortalha traz um novo olhar sobre a cultura ribeirinha e suas relações com o místico. A lenda que paira sobre o imaginário coletivo, é a fonte de inspiração para a mais nova peça da Cia Teatral Meio-Fiu.

Quem deu mais detalhes sobre o espetáculo é um dos integrantes da CIA, Hander Frank. “A peça tem uma relação muito forte com o meio ambiente e sua preservação, pois os povos ribeirinhos coexistem com a natureza e suas vidas são regidas por ela. Então trazer isso pro palco traz a reflexão acerca de como estamos lidando com nossos rios e os povos que existem a sua volta", disse.

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia). Ponto de vendas: Barracão do Poeta (Rua Pedro Rodrigues, 80, Centro - Plataforma 8) ou pelo link: https://bit.ly/3ZNKwBR.  Mais informações: (95) 98119-8176

AGENDA COMPLETA DOS ESPETÁCULOS, confira!

18/03 – Mulheres Sagradas (Espaço Cultural Maktub)

• 19/03 – Rasga Mortalha (Cia Meio-Fiu)

• 26/03 – Rasga Mortalha (Cia Meio-Fiu)

• 13/05 – Ainda sou Criança (Grupo Circo Imaginarte)