Meio Ambiente

Quem planta, colhe! - Dia Internacional das Florestas é comemorado com entrega de 300 mudas para a população

Ação feita por servidores da Educação Ambiental aconteceu nessa terça-feira, 21, no semáforo da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes com Ene Garcez

22/03/2023

Para comemorar O Dia Internacional das Florestas, servidores do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) fizeram na tarde dessa terça-feira,21, a Eco Blitz “Boa Vista Verde” com a distribuição de 300 mudas de plantas de cinco espécies. A ação aconteceu no semáforo da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes com Ene Garcez, no bairro Aeroporto.

De acordo com Leandro Silveira, diretor de departamento, a proposta da Eco Blitz é mostrar a importância da arborização da cidade para população boa-vistense, não apenas para os seres humanos como também para os animais.

“Estamos entregando mudas de açaí, ipê amarelo, pau pretinho que é ótima espécie para sombra, além de dois tipos de palmeiras: a areca bambu e leque. Todas elas são produzidas pelo Horto Municipal. Essa ação é para mostrar para a sociedade o quanto é importante conservarmos, preservarmos esses espaços arborizados na zona urbana da cidade”, destacou.

As mudas, que foram entregues no semáforo da Avenida Brigadeira Eduardo Gomes com Ene Garcez chamam atenção para preservação ambiental

A educadora ambiental Suyanne Pinheiro, 29 anos, esteve presente na ação e disse que as pessoas gostam de ganhar as mudas, e pedem mesmo quando veem ações como essas em Boa Vista.

“Boa parte das pessoas que pedem as mudas, tem sítios próximos da cidade. Essas plantas são ótimas para sombra e ornamentar os ambientes. É algo cultural nosso cuidar do meio ambiente e é um requisito da Região Norte. Esse pequeno gesto aqui é pensar no futuro para os nossos filhos”, disse a educadora.

O médico Daniel Lacerda, de 37 anos, aprovou a iniciativa e garantiu sua muda

QUEM PLANTA, COLHE! -  E quem passava pelo semáforo, fez questão de pedir uma muda de planta. Como o médico Daniel Lacerda, 37 anos, que parabenizou a ação da prefeitura. “Essa campanha é um estímulo para as pessoas plantarem, cultivarem e pensar no reflorestamento pelo bem da humanidade”, afirmou.

A aposentada Márcia de Souza, de 54 anos, aproveitou para pegar duas mudas para plantar no seu sítio. “É uma grande força que a Prefeitura de Boa Vista está dando para as pessoas terem a consciência, pois o desmatamento está muito grande e essa ação de doar essas mudas para a população, é excelente. Eu creio que outros órgãos ambientes também podem ajudar nesse replantio da floresta”, frisou a aposentada.

Dia Internacional das Florestas: O 21 de março é uma data voltada para a conscientização sobre a importância das florestas para o nosso planeta.  O Dia Internacional foi instituído por uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas em 28 de novembro de 2013.

Fotos: Jonathas Oliveira - https://flic.kr/s/aHBqjAwJ7C