Tecnologia

RESIDÊNCIA EM TIC - Prefeitura investe na formação de profissionais da área de tecnologia para atender mercado local

Boa Vista é a única da região Norte a integrar o programa que, nesta 2ª etapa prevê bolsa no valor de R$ 1.200 e notebook aos 40 alunos participantes

28/03/2023

Teve início nesta terça-feira, 28, a 2ª etapa do Programa de Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que contará com a participação dos 40 alunos que mais se destacaram na primeira fase da capacitação. Nesta fase, chamada “Etapa de Imersão”, a carga horária será de 480 horas na modalidade híbrida, ou seja, com aulas presenciais e à distância. Todos os participantes recebem notebook e bolsa mensal no valor de R$ 1.200.

Paulo Foina, coordenador pedadógico do instituto BRISA destacou as potencialidades do curso, que tem grande diferencial em relação aos normalmente oferecidos no mercado

Boa Vista é a única cidade da Região Norte a receber o programa, fruto de uma parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Lei da Informática (n° 8.248, de outubro de 1991). De acordo com Paulo Foina, coordenador pedagógico da BRISA, instituto responsável por ministrar a capacitação, o programa possui um grande diferencial em relação a outros cursos da área.

“É um programa de formação rápida de profissionais para atuarem em áreas avançadas de TIC. Isso só é possível por conta da nossa metodologia que permite a eles colocarem, de fato, a mão na massa, tendo que desenvolver soluções tecnológicas para projetos reais e concretos”, explicou.

“Temos plena capacidade de termos os nossos profissionais, sem necessidade de buscar aqueles que atuam em outras regiões", disse o secretário de Tecnologia e Inclusão Digital, Antônio Celso

TALENTOS LOCAIS – Conforme o secretário municipal de Tecnologia e Inclusão Digital, Antônio Celso, com a área de tecnologia cada vez mais em ascensão, a formação de profissionais locais é essencial para aquecer o mercado tecnológico em todo o Estado. “Temos plena capacidade de termos os nossos profissionais, sem necessidade de buscar aqueles que atuam em outras regiões. Isso trará uma verdadeira revolução tecnológica para Boa Vista e para Roraima como um todo”, disse.

"Colocar em prática os conhecimentos e habilidades técnicas adquiridas nesses dois meses de curso, com base em situações reais, será essencial”, ressaltou o aluno Max Leite

O aluno Max Leite ficou em primeiro lugar em desempenho e elogiou a qualidade do curso oferecido. “Todo o processo foi muito proveitoso. O conteúdo do material didático bem detalhado e os professores conseguiram abranger grande parte da área de tecnologia. Minha expectativa é muito boa, pois não tenho experiência no mercado. E colocar em prática os conhecimentos e habilidades técnicas adquiridas nesses dois meses de curso, com base em situações reais, será essencial”, falou.

“O curso ofereceu muito mais conhecimento do que já tinha obtido pela faculdade", relevou a aluna Ludmila Brito

Ludmila Brito, que está cursando Análise de Sistemas, também ficou entre uma das selecionadas para fazer parte da 2ª etapa do curso. Para ela, esta é uma grande oportunidade de adquirir novos conhecimentos. “O curso ofereceu muito mais conhecimento do que já tinha obtido pela faculdade. Todos os temas foram muito bem abordados e aproveitados, agregando muito nos meus conhecimentos”, comentou.

ETAPAS – A 1ª etapa do programa (nivelamento), que contou com a participação de 100 alunos, teve carga horária de 180h e aconteceu de forma virtual, por meio da Plataforma de Ensino à Distância (EAD). Nessa fase, foram abordados conhecimentos tecnológicos básicos, como por exemplo: Organização de Computadores, Linguagem e Técnica de Programação, Matemática para Computação e Estatística Aplicada.

Já nesta segunda etapa, os alunos estarão envolvidos em projetos práticos, em que exercitarão os conhecimentos adquiridos através de desafios reais, fixando de forma profunda os conceitos estudados na primeira fase. Novas 100 vagas para o Programa, que é coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) devem ser abertas ainda em dezembro deste ano.

__________________________________

LINK DE FOTOS