Educação

SAEB 2023 - Por meio de simulados, Prefeitura prepara alunos da rede municipal para avaliação nacional

Cerca de 6.193 alunos do 5° ano, distribuídos em 55 escolas da Rede Municipal de Ensino, entre urbanas, indígenas e do campo farão o simulado

Por SEMUC

29/03/2023

Como forma de preparar os alunos da Rede Municipal de Ensino para as provas do SAEB 2023 (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), a Prefeitura de Boa Vista deu início, nesta quarta-feira, 29, a aplicação de simulados nas escolas urbanas, indígenas e do campo, da capital. A avaliação nacional está prevista para o período de 23 de outubro a 3 de novembro.

Este é o primeiro simulado entre os três que serão aplicados nos próximos meses. O segundo acontecerá no dia 7 de julho e o terceiro, no dia 27 de setembro. O público-alvo são os 6.193 alunos do 5° ano, distribuídos em 55 escolas a rede. Vale destacar que para os alunos com baixa visão, os testes e questionários possuem formatação diferenciada, com fonte superior ao tamanho convencional.

A secretária de Educação e Cultura, Consuêlo Sales destacou a importância dos simulados para obtenção de índices positivos da Educação Básica

“A pandemia trouxe certo impacto negativo para rede de ensino de todo o país e o simulado está entre uma das medidas da prefeitura para minimizar esses danos. Essa iniciativa nos permite diagnosticar o nível de aprendizagem dos nossos alunos e de cada escola, possibilitando a elaboração de estratégias no planejamento pedagógico das turmas”, disse a secretaria de Educação e Cultura, Consuêlo Sales.

Os simulados seguem o mesmo padrão do exame nacional aplicado

Na Escola Municipal Maria Francisca da Silva Lemos, 142 alunos de cinco turmas do 5° ano, fazem o simulado nesta quarta-feira, 29. De acordo com a gestora da unidade, Vanderly Alves, as provas aplicadas seguem o mesmo padrão da avaliação nacional. “É uma forma dos alunos se familiarizarem com o estilo da prova e do gabarito, trazendo para eles mais confiança e tranquilidade quando forem fazer a avaliação oficial”, falou.

SAEB – Aplicado desde 1990 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o SAEB é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais. Dessa forma, permite ao Governo Federal um diagnóstico mais preciso sobre a qualidade da educação praticada no país, a partir de dados concretos.

Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem dos estudantes. Os resultados apurados, com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

_____________________________________

FOTOS (Créditos): Welika Matos - https://flic.kr/s/aHBqjAxG1V