Direitos do consumidor

SEMANA DO CONSUMIDOR - Procon Boa Vista segue com orientações e fiscalização no comércio local

Ações fazem parte das celebrações do Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março.

Por Fábio Cavalcante

16/03/2023 - Última atualização 06/04/2023

Esta semana, o Procon Boa Vista tem percorrido o comércio local a fim de prestar orientações a respeito dos direitos da população nas relações consumeristas. As ações são alusivas ao Dia do Consumidor (15 de março) e seguem até o final do mês, incluindo fiscalização e a entrega do “Selo Procon BV” aos comerciantes.

Logo na quarta-feira, 15, primeiro dia da ação, as equipes entregaram o selo que deve ser afixado em lugar visível por conter informações importantes para os consumidores para eventuais reclamações ou esclarecimentos de dúvidas. Lá é mostrado o número de contato e endereço de e-mail do órgão, endereço físico e QR Code que remete ao Portal Cidadão da Prefeitura para abertura de procedimentos.

Além disso, ocorrem ações de fiscalização por meio do PROCON BV FISCALIZA no comércio local, a fim de garantir o cumprimento das legislações em torno da qualidade dos produtos, especialmente no que diz respeito a validade. Em um dos estabelecimentos foram identificados produtos em desacordo com as normas de defesa do consumidor, sendo retirados das prateleiras.

As equipes entregaram o selo que deve ser afixado em lugar visível por conter informações importantes para os consumidores para eventuais reclamações ou esclarecimentos de dúvidas

De acordo com a lei, o produto é impróprio ao consumo quando o prazo de validade estiver vencido ou quando o bem estiver deteriorado, adulterado, avariado, corrompido ou for nocivo à vida e à saúde e, também, quando estiver em desacordo com as normas de fabricação, distribuição e apresentação.

“As ações seguem normalmente, até o final do mês, com a entrega dos selos e com a equipe de fiscalização visitando o comércio local. Mas, ainda, depois de março, continuaremos com o trabalho do Procon normalmente, prezando e garantindo o respeito aos direitos dos consumidores e o cumprimento da legislação”, destacou Sabrina Tricot, Secretária Executiva de Defesa do Consumidor da SEDC/Procon Boa Vista.

As ações de orientação e defesa do consumidor seguirão normalmente, mesmo após encerrada a campanha

CONTATO – Reclamações, denúncias e pedidos de informações ou de fiscalização podem ser feitas virtualmente por meio dos endereços eletrônicos da Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor do Município – SEDC/PROCON BOA VISTA, por meio do e-mail: procon@boavista.rr.gov.br, pelo Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista - aba DIREITO DO CONSUMIDOR, pelo Instagram @proconboavista ou pelos telefones: (95) 98400-4997, 98400-5720, 98400-4441 e 98400-5770. Presencialmente, as demandas serão atendidas na sede Procon Boa Vista, localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto - Terminal do Caimbé - Avenida dos Imigrantes nº 1612, bairro Buritis - 1º andar.