Assistência Social

UNIVERSIDADE DO BEBÊ - Oficina de Shantala passa a fazer parte da programação mensal do ‘Família que Acolhe’ (FQA)

As oficinas com a massagem indiana acontecerão mensalmente, em encontros da Universidade do Bebê (UBB), principal atividade do programa

Por SEMUC

22/03/2023 - Última atualização 22/03/2023

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Infância (21 de Março), a Prefeitura de Boa Vista anuncia mais uma novidade da ‘Universidade do Bebê (UBB)’, principal atividade do Programa Família que Acolhe (FQA). A partir de agora, as famílias atendidas contarão com oficinas mensais de Shantala, técnica de massagem indiana, voltada para bebês.

A shantala sempre esteve presente nas atividades do FQA, mas em eventos pontuais, como ações e comemorações relacionados à Primeira Infância em Boa Vista. A técnica proporciona uma série de benefícios para os bebês, como explicou a coordenadora do FQA, Elane Florencio.

Além de aliviar incômodos causados por cólicas e gases, a massagem contribui para o fortalecimento dos vínculos afetivos entre a criança e a família

“A Shantala é voltada, principalmente, para aqueles bebês que sofrem de incômodos causados por cólicas e gases. Além disso, a massagem contribui para o estreitamento de vínculos afetivos entre a criança e sua família. Não apenas a mãe pode realizar esta atividade com o bebê, mas o pai também deve praticar”, explicou.

A Shantala promove relaxamento, diminuindo o ritmo cardíaco e respiratório, o que consequentemente irá trazer uma sensação de calma ao bebê

Desde o início deste ano as beneficiárias do FQA passaram a contar com oficinas teóricas e práticas sobre temas importantes na primeira infância, como Direitos Previdenciários, Violência Obstétrica, Negligência na Primeira Infância e Orientações em Saúde Bucal. Agora passará a incluir a Shantala nesse cronograma, em turmas de bebês de 2 meses de vida.

“Com a descentralização das atividades aos Cras ficou mais fácil de realizarmos atividades dentro dos encontros de primeira infância. E ontem aproveitamos a comemoração do Dia Mundial da Infância para dar a largada para mais uma atividade”, disse Elane.

As turmas serão formadas por no máximo oito beneficiárias com bebês de até dois meses

SOBRE A UBB - A descentralização, que aconteceu em maio de 2021, garante mais atenção e qualidade de vida às mais de 7 mil famílias atendidas. Além dos encontros da UBB, que acontecem a cada 15 dias, as beneficiárias recebem enxovais no final da gravidez, 3 latas de leite por mês para crianças de 1 aos 4 anos de idade completos e a creche é garantida conforme a assiduidade da família.

Os serviços de saúde continuam sendo ofertados na sede do programa. E agora, com a parceria das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

REFERÊNCIA - O FQA é um programa de desenvolvimento infantil considerado referência em todo o país, revolucionando o acompanhamento da primeira infância, que compreende desde a gestação aos seis anos de idade. Até o momento, foram mais de 28 mil gestações assistidas (desde 2013), e atualmente cerca de 7 mi beneficiárias estão como cadastros ativos.

________________________

FOTOS (Créditos): Wélika Matos - https://flic.kr/s/aHBqjA815K