O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Roraima (Incra/RR) tem um papel importante na revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), especialmente no que se refere às áreas rurais da cidade. A Prefeitura de Boa Vista e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) se reuniram com o superintendente do órgão, Humberto Beltrão, para fazer um diagnóstico da zona rural de Boa Vista.
O Incra é responsável pela regularização fundiária em áreas federais e por promover a reforma agrária, ordenando o uso do solo de modo sustentável. No contexto das áreas rurais, a revisão do PDM deve contemplar questões relacionadas à produção agrícola, conservação ambiental, regularização fundiária, infraestrutura rural e desenvolvimento econômico local.
Nesse sentido, a participação do Incra pode contribuir para uma gestão mais integrada e eficiente das áreas rurais do município. “Esse primeiro contato foi fundamental para tirarmos dúvidas, tanto a Prefeitura e o Ibam, como nós no Incra. Trocamos muitas ideias interessantes e seremos parceiros nesse processo”, disse Beltrão.
A revisão do PDM pode contribuir para o desenvolvimento econômico das áreas rurais, por meio da promoção de atividades produtivas diversificadas, políticas de reforma agrária e conservação ambiental, contribuindo para a melhoria das condições de vida da população rural.