Saúde

DIA D | Mais de 1.600 doses de vacina contra a Influenza foram aplicadas em Boa Vista

Ação ocorreu no último sábado (15). Número é maior que última campanha ocorrida há três anos, antes da pandemia

Por Sandra de Andrade

17/04/2023

Na primeira campanha do “Dia D” de vacinação contra a Influenza, Boa Vista imunizou 1.695 pessoas contra a gripe, a maioria crianças e idosos. O número é quase o dobro da última campanha, ocorrida em 2019 (antes da pandemia de covid-19), quando cerca de mil doses foram aplicadas.

Grupo dos idosos foi um dos que aproveitou o sábado para se vacinar contra a gripe

“Apesar do apagão de sábado que impediu continuarmos com o Dia D, consideramos o número positivo, pois a população saiu de casa para ir se vacinar em um dos pontos de vacinação abertos para essa campanha”, avaliou a diretora de Vigilância Epidemiológica, Thalita Siqueira.

Ela também destacou a novidade desse ano com o vacimóvel, veículo da Agência da ONU para as Migrações (OIM), que levou o imunizante onde não havia um posto de vacinação. “Tivemos essa parceria com a OIM e a população recebeu bem a ideia. Acho que foi o diferencial, porque facilitou o acesso em locais diferentes do comum, como o Parque do Mirandinha, Mirante e até balneários”, disse.

No Pedra Pintada, onde ainda não há uma unidade básica de saúde, o vacimóvel esteve e a autônoma Bárbara Kamila, 29 anos, foi a primeira a chegar para a vacinação. A jovem, grávida do segundo filho, reconhece a importância dessa ação da Prefeitura.

“Todo mundo fica imunizado e evita propagar o vírus na sociedade e a ação no bairro é muito importante, porque facilita para as pessoas se vacinarem, como quem tem muitas crianças e idosos que não podem estar se locomovendo”.

No João de Barro, Agnaldo Rodrigues foi atendido pela equipe itinerante do Vacimóvel

Na frente de casa, no João de Barro, a aposentada Maria Edviges de 71 anos e o filho Agnaldo Rodrigues, de 55, que é cadeirante, foram atendidos pela unidade móvel. Ela agradeceu a atenção dada pelas equipes da prefeitura. “Para a gente é maravilhoso, porque para mim e para ele estava difícil irmos a um posto.  Foi uma maravilha e eu agradeço a Deus”.

Pontos extras – Além das 16 unidades básicas de saúde (UBSs) que abriram no Dia D, a prefeitura instalou cinco pontos extras, como na Escola Municipal Laucides Oliveira, no Pérola. As filhas de Amanda estudam no colégio. Quando soube que ia ter vacinação, trouxe Luíza e Maria para se imunizar.

Amanda e as filhas Luíza e Maria com as cadernetas de vacinação, após se imunizarem contra a gripe

“Eu soube da campanha quando vim buscar minhas filhas na escola. E como sábado estou de folga do trabalho, eu as trouxe para se vacinar. Muito boa a iniciativa da prefeitura em instalar esse ponto de vacinação aqui”, disse ela. Durante o Dia D, teve também a “Raimunda Gotinha”, que percorreu as ruas da cidade convidando as pessoas para se vacinarem.

“Apagão” – A falta de energia de cinco horas no sábado, não comprometeu a conservação dos imunizantes, que precisam estar em baixa temperatura. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Regiane Matos, a Coordenação Municipal de Imunização (CMI) estava com equipes preparadas para situações de emergência.

“Mesmo após um dia intenso de campanha, a equipe do CMI se mobilizou para garantir a segurança dos nossos imunobiológicos”, ressaltou a secretária.

Campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio

Continuação – Para quem faz parte do grupo prioritário e não conseguiu se vacinar contra a Influenza, a campanha segue nas 32 UBSs com sala de vacina, até o dia 31 de maio. Confira a lista dos locais, clicando aqui, no site da prefeitura.

Quanto a vacina contra a covid-19 que foi oferecida durante o dia D, os dados ainda serão divulgados pelo CIMI. As doses contra a covid-19 também continuarão sendo disponibilizadas nas UBSs, para todas as faixas etárias.

Fotos:

Giovani Oliveira –  https://bit.ly/3UHhcLG