Assistência Social

Idosos do “Cabelos de Prata” se divertem durante Semana de Jogos Sociais e Esporte Adaptado

Evento aconteceu no CRAS Pintolândia e contou com modalidades como handebol, vôlei, boliche e basquete para idosos

Por Bruna Norales

20/04/2023 - Última atualização 24/04/2023

A chegada da terceira idade não precisa ser motivo de preocupação. Durante a vida, o corpo humano passa por mudanças e a continuidade de atividades e exercícios físicos gera um envelhecimento saudável. Por isso, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Pintolândia desenvolveu entre os dias 17 e 20 de abril a Semana de Jogos Sociais e Esporte Adaptado, reunindo 320 idosos do projeto Cabelos de Prata.

Atividades e exercícios físicos geram um envelhecimento saudável

O evento ocorreu das 8h às 10h e foi marcado por dinâmicas inclusivas e adaptadas para os idosos, incluindo modalidades esportivas como handebol, vôlei, boliche e basquete para idosos. Este é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), um conjunto de serviços que ocorre em grupos que visa a convivência social, direito de ser e participação social.

Segundo a gerente do CRAS Pintolândia e responsável pela ação, Gisele Leitão, o objetivo é fazer com que todos sintam-se acolhidos. Ela também afirma que dentre os idosos estão pessoas com deficiência (PcD), que contam com o auxílio dos educadores sociais. Ou seja, ninguém fica de fora.

Gisele Leitão - gerente do CRAS Pintolândia e responsável pela ação

“Eles amam. Adoram. Nos dizem que, neste momento, esquecem dos problemas e ficam felizes. As atividades são voltadas para qualidade de vida, questão cognitiva e memória. Buscamos melhorar o percurso da terceira idade para aqueles que não estão mais em atividade laboral terem a oportunidade de conversar e trocar experiências”, disse Gisele.

Saúde e bem-estar – A educadora social Dilça Vieira de Araújo é graduada em educação física e relatou que o CRAS Pintolândia muitas vezes recebe idosos com hipertensão e glicose alta. “Com as dinâmicas, durante o exercício físico, a pressão normaliza e a qualidade de vida dos integrantes melhora. Afinal de contas, pessoas idosas não deixam de experimentar os prazeres da vida”, ressaltou.

“Nós podemos fazer tudo com o idoso desde que saibamos adaptar para a idade”

Além do esporte adaptado, o CRAS Pintolândia também oferece dança, teatro, trabalhos manuais, quadrilha e outras programações voltadas para a diversão e qualidade de vida na terceira idade. A educadora social explica que o espaço possui três idosas com mais de 100 anos. “Nós podemos fazer tudo com o idoso desde que saibamos adaptar para a idade”, afirmou Dilça.

Cabelos de Prata – O projeto foi implantado em 2001 e regulamentado em março de 2006. Atende idosos a partir de 60 anos e atualmente são mais de 1.400 integrantes no município. Cada CRAS é responsável pelo planejamento de atividades recreativas e associativas de esporte, lazer, cultura e dança. O foco é contribuir no processo de envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia, prevenção de risco social, fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário.

Cada CRAS é responsável pelo planejamento de atividades recreativas e associativas

Para os idosos em situação de vulnerabilidade social, o Cabelos de Prata oferece uma bolsa no valor de R$300, que contemplam 981 pessoas. Para receber o benefício, basta se cadastrar nos CRAS e em seguida passar pela avaliação. Os requisitos são: ter mais de 60 anos, morar em Boa Vista, frequência nas atividades e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

______________

Fotos: Diane Sampaio – https://bit.ly/41F26Jv