Economia

Boa Vista sediou II Fórum da Agência para o Desenvolvimento Econômico e Socioambiental, com apoio da Prefeitura

Esta segunda edição trouxe o tema “Economia Circular Na Cadeia Produtiva Da Biodiversidade”

Por Edson Ribeiro

26/05/2023 - Última atualização 26/05/2023

O Teatro Municipal sediou nesta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, o II Fórum de Desenvolvimento Regional da Agência para o Desenvolvimento Econômico e Socioambiental (ADES) da Região Central de Roraima. O encontro trouxe para esta edição novos integrantes dos cinco municípios: Boa Vista, Mucajaí, Alto Alegre, Cantá e Bonfim. Eles estão debatendo a economia circular e regenerativa e agroecologia no município.

Luis Felipe Gonçalves - presidente da ADES

O Fórum tem o apoio da Prefeitura de Boa Vista, e colocou em pauta questões ligadas à agricultura familiar, turismo comunitário, cadeia produtiva, cultura e outros temas. Para o presidente da ADES, Luis Felipe Gonçalves, o objetivo, além de agregar novos integrantes, é mostrar aos produtores e empreendedores a importância da metodologia da economia circular.

“A economia circular é um termo que se refere a produção sem impacto ao meio ambiente por aproveitar toda energia do processo produtivo. Então, todos os participantes estão se capacitando na economia circular para a gente lincar todos os temas que estamos trabalhando neste fórum”, explicou Gonçalves.

A ADES faz parte do programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Líder), do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Boa Vista. Além de representantes do Sebrae e municípios, o fórum contou com a participação de representantes da Fundação AVINA, fundação internacional que promove ações em prol da sustentabilidade.

“Viemos aqui para compartilhar um pouco dos desafios e potencial da economia circular no município. Trazer as experiências do projeto Boa Vista Acolhedora que estamos desenvolvendo aqui”, disse a representante da AVINA Rogenir Costa.

Aline Silvano - Representante da Prefeitura de Boa Vista na ADES

A representante do conselho fiscal da ADES, que também é diretora do cadastro imobiliário da Secretaria Municipal de Finanças de Boa Vista, Aline Silvano, destacou a contribuição da Prefeitura ao levar as experiências desenvolvidas no município para os outros municípios integrantes da agência. “As boas práticas desenvolvidas em Boa Vista estão sendo levadas aos outros municípios, para ajudar na economia, por meio de um terceiro setor.

O Fórum se encerrou nesta sexta-feira, 26, ‘com a palestra; Reflexões finais, avaliação do sentimento coletivo com palavra de chamada ao comprometimento de todos com a ADES e a promoção do desenvolvimento regional.

Fotos – Andrezza Mariot - https://flic.kr/s/aHBqjAFgKL