Turismo

CONSELHO MUNICIPAL - Prefeitura dá posse a 28 conselheiros que devem atuar no fortalecimento do turismo em Boa Vista

Implantado em 2013, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) é formado por representantes do poder público e também da iniciativa privada

Por Marcus Miranda

25/05/2023 - Última atualização 25/05/2023

Em cerimônia na manhã desta quinta-feira, 25, a Prefeitura de Boa Vista empossou 28 novos conselheiros, entre titulares e suplentes, que passam a fazer parte do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), para o triênio 2023/2026. A solenidade aconteceu na Sala de Reuniões do Palácio 9 de Julho.

"A capital tem grande potencial para receber pessoas do mundo inteiro", disse a presidente do COMTUR

O Conselho foi implantado em 2013, sendo composto por representantes do poder público municipal, estadual, federal e da iniciativa privada. Atua como agente fomentador de ideias e projetos, com o objetivo de contribuir para criação de políticas públicas e medidas estratégicas que fortaleçam o turismo não só na capital, mas em Roraima como um todo, como explicou a presidente do conselho, Alda Amorim.

“Esses conselheiros atuarão em decisões importantes para o desenvolvimento do turismo em Boa Vista. A Prefeitura vem cumprindo o seu papel na manutenção dos aparelhos públicos, assim como em novas estruturas. A capital tem grande potencial para receber pessoas do mundo inteiro e nós, como Conselho, trabalharemos de forma assertiva para esse aquecimento que beneficiará todo o Estado”.

"Temos o desafio de lutar pela estruturação da BR-174, fomentando o turismo terrestre e pela redução nos preços das passagens aéreas para a capital”, contou Fernando Estrella, representante da ABAV

DESAFIOS - Conforme o representante da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) em Roraima, Fernando Estrella, que passa a integrar o conselho, questões urgentes, como manutenção da BR-174 e preços abusivos das passagens aéreas em Roraima estão entre as principais pautas a serem discutidas.

“O turismo, como atividade econômica, é muito forte no mundo inteiro e notamos que Boa Vista registrou um crescimento expressivo do setor, graças aos investimentos da Prefeitura em infraestrutura para receber turistas. Junto a essas medidas, nós, como iniciativa privada, atuaremos para aumentar esse fluxo de visitantes. Para isso, temos o desafio de lutar pela estruturação da BR-174, fomentando o turismo terrestre e pela redução nos preços das passagens aéreas para a capital”, disse.

"Fazemos parte da Amazônia e esse é o momento de aparecermos e mostrarmos o nosso potencial turístico", explicou Bruno Dantas, empresário do setor de bares e restaurantes

Bruno Dantas é empresário do setor de restaurantes e também passou a fazer parte do COMTUR. Para ele, uma oportunidade de contribuir efetivamente com o trabalho do conselho. “Temos muito a somar com novas ideias e desafios para alavancarmos o turismo no Estado, em especial na capital. Fazemos parte da Amazônia e esse é o momento de aparecermos e mostrarmos o nosso potencial turístico, que atualmente é muito voltado ao turismo de negócios. Precisamos aquecer o turismo comercial”, falou.

CAPITAL DESTAQUE - O Ministério do Turismo escolheu Boa Vista como um dos 25 destinos considerados tendência em 2022, ganhando espaço em uma publicação da revista RIMT (Rede de Inteligência de Mercado do Turismo). Já a CNN classificou a vista do Mirante Edileusa Lóz, do Parque do Rio Branco, como uma das mais incríveis do país.

O maior complexo turístico de Roraima, o Parque do Rio Brando, sem dúvida representa uma revolução para o turismo da capital

Além disso, Boa Vista possui outros títulos como: 5ª melhor capital em qualidade de vida, pela Revista Bula, a 11ª melhor capital para criar filhos, pela Revista Exame e esteve entre as 26 cidades mais felizes do Brasil, também segundo pesquisa da Revista Bula.

________________________________

FOTOS: