Agricultura e Pecuária

CULTURAS DE INVERNO - Prefeitura faz mutirão com maquinários para início de plantio 2023 em Boa Vista

Ação vai atender as áreas rurais, indígenas e também o Campo Experimental, para o AGROBV2023

Por Wandilson Prata

26/05/2023 - Última atualização 26/05/2023

As últimas semanas do mês de maio, já mostram que o período de inverno chegou em Boa Vista e é nas ‘janelas’ de sol, que a Prefeitura de Boa Vista inicia um mutirão de plantio com maquinários de alta tecnologia nas áreas rurais e indígenas. Um serviço que também está acontecendo no Campo Experimental do Centro de Difusão Tecnológica (CDT), com cultivares que serão expostos no AGROBV2023.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), Guilherme Adjuto, nos últimos dois anos, a prefeitura contribuiu com o plantio em mais de 500 hectares plantados, atendendo a mais de 330 famílias que fazem parte do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA). Investiu em mais de R$ 7milhões em insumos (calcário, fertilizantes e sementes), além de quase R$5 milhões em máquinas e implementos.

Nos últimos dois anos, a prefeitura contribuiu com o plantio em mais de 500 hectares plantados

“A prefeitura fornece todo o suporte e assistência técnica nas lavouras do projeto de Culturas de Inverno. Fazemos todo o acompanhamento em todas as etapas do processo de plantio. E isso reflete o compromisso e o trabalho com planejamento de ações, que garantem o aumento de produtividade nas três áreas: do campo, indígenas e também no Campo Experimental”, destacou o secretário.

Início do plantio - Gilberto Uemura é um dos produtores de soja de médio porte, que nos últimos três anos vem recebendo o apoio da prefeitura com maquinários, que são utilizados desde o preparo do solo até o plantio. Sua propriedade fica na vicinal do Carrapato, região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista.

A primeira safra do produtor foi em 2004, mas parou em 2009 pela época estar inviável o cultivo. Já em 2020, decidiu retornar com 100 hectares plantados de soja. Ele destaca que é o terceiro ano, que a prefeitura auxilia seu plantio, com trator e plantadeira, que esse ano auxiliará no plantio de 300 hectares.

È o terceiro ano que a prefeitura auxilia no plantio de soja do produtor Gilberto Uemura

A colheita, de acordo com o produtor, está prevista para o final do mês de Agosto. Hoje o custo de produção de soja, está em torno de 43 sacas por hectares. Ano passado, ele chegou a colher 55 sacas, e a sua previsão é fechar com 10 sacas a mais em 2023.

“Realmente essa plantadeira da prefeitura, veio em um momento certo e nos preparamos antecipadamente. O melhor, é que essa plantadeira opera com perfeição, possibilitando uma lavoura mais uniforme, sem falhas, superando a atual que eu possuo. Sem essa ajuda da prefeitura, nosso plantio demoraria muito mais. Só tenho a agradecer por esse apoio dado pelo município de Boa Vista”, disse o produtor.

____________________

Fotos (Créditos): Diane Sampaio - https://flic.kr/s/aHBqjAFbjF