Trânsito

ESCOLHA A VIDA - Prefeitura lança Maio Amarelo 2023, com grande programação de conscientização na capital

Ao longo do mês, diversas ações vão acontecer na cidade em prol de uma conscientização por mais segurança no trânsito

Por Fábio Cavalcante

04/05/2023 - Última atualização 04/05/2023

Com o tema “No Trânsito, Escolha a Vida”, a prefeitura lançou nesta quinta-feira, 4, no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) a edição de 2023 da campanha “Maio Amarelo”, que neste ano completa dez anos a nível nacional e oito anos em Boa Vista. Ao longo do mês, diversas ações vão acontecer na cidade em prol de uma conscientização por mais segurança nas ruas.

A campanha segue o objetivo de mobilizar toda a sociedade para uma intensa conscientização em prol da segurança no trânsito, além da observância das leis e sinalização de trânsito como forma de reduzir os acidentes nas vias. Além disso, será proposta a discussão do tema junto a instituições parceiras, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige.

A prefeitura de Boa Vista tem investido para melhorar o trânsito da cidade

O prefeito Arthur Henrique destacou no evento de abertura os investimentos empregados para melhorar o trânsito. Por exemplo, Boa Vista conta, atualmente, com 84 pontos semafóricos, sendo que sete foram instalados na atual gestão. Também 16 câmeras semafóricas auxiliam no controle do tráfego veicular e na fiscalização dos avanços das faixas de retenção em sinal vermelho.

O município também implantou, no ano passado, mais de 1.670 placas de sinalização vertical. No entanto, de acordo com o prefeito, é necessário que a população também adote uma postura mais responsável no trânsito, observando a sinalização, não excedendo os limites de velocidade, entre outas medidas, como forma de respeitar a vida.

“Nesses dois anos de gestão, fizemos muitos investimentos para melhorar o trânsito, tanto na trafegabilidade quanto na redução dos acidentes. Mas é fundamental também a conscientização das pessoas. Muitas têm colocado o tempo como prioridade, para se deslocar de forma rápida. E isso tem colocado em segundo plano as vidas. Então, esse momento do Maio Amarelo é fundamental e não tenho dúvida que nesse ano teremos avanços muito grande na mente das pessoas”, disse o prefeito.

A segurança no trânsito envolve toda a população

Para o secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Jullyerre Lima, essa conscientização por um trânsito mais seguro deve envolver toda a população, partindo do pedestre, ciclistas e até o condutor de veículos mais pesados, sendo necessário que se respeite as leis de trânsito. Somente dessa forma é que Boa Vista terá um trânsito 100% seguro.

“Como diz a proposta desse ano, ‘Escolha a vida’. Ou seja, não escolha a infração ou a ‘má-educação’. Escolha a vida, que é justamente andar com educação no trânsito da nossa cidade. Nosso trabalho é fazer com que as pessoas se conscientizem de que não é apenas nesse mês alusivo, mas durante todo o ano se tenha o respeito e obediência às sinalizações e demais leis de trânsito, que isso proporciona maior cuidado com a vida das pessoas”, destacou.

Servidores da Superintendência Municipal de Trânsito

Ações de sensibilização – Durante o mês de maio, a campanha vai acontecer por meio de peças publicitárias e conteúdos atrativos nas mídias sociais, sites, blogs e emissoras de rádio e TV, além de salas de cinema; blitzen Educativas e distribuição de brindes; flyers, cartazes, outdoor, busdoor, adesivos e entrevistas nos meios de comunicação – incluindo podcasts (Confira a programação completa abaixo).

“Mais de 30 países participam hoje dessa campanha. Vamos fazer diversas ações pela cidade, nas escolas, instituições, empresas e, claro, com blitzen educativas pelas ruas da capital, pedindo um trânsito mais harmônico, mais seguro para todos. Por isso, é importante que todos tenham atenção à nossa sinalização e respeito pela vida”, disse o chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Dpet), Ney Brito.

Valorização do servidor – Durante a cerimônia de lançamento, a prefeitura entregou quatro novas viaturas para a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), reforçando as ações de fiscalização e patrulhamento do trânsito na cidade. O município também investe na valorização dos 95 agentes de trânsito, responsáveis pela fiscalização na cidade. Prova disso foi o aumento do auxílio-alimentação a esses profissionais, que passou de R$140 para R$400, e o auxílio-fardamento, que subiu de R$800 para R$2.400.

Programação – MAIO AMARELO 2023

04/05 (Quinta-feira)

9h – Abertura do Movimento Maio Amarelo 2023 “Juntos Salvamos Vidas”/ Palestra (Comportamento e consequências no Trânsito)

05/05 (Sexta-feira)