Saúde

HOSPITAL DA CRIANÇA - Obras de adequação da UTI avançam e já estão em fase de conclusão

Com término da obra, setor deve saltar de 15 leitos para 28 vagas disponíveis para atendimentos infantis de alta complexidade

Por Jaqueline Pontes

10/05/2023

A adequação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) entrou na etapa final de obras nesta semana. Atualmente, o setor possui 15 leitos, mas com o término da reforma terá 28 vagas disponíveis para atendimento ao público infantil de alta complexidade. A ampliação deve ser concluída em nove dias.

Nos últimos anos, a demanda do Hospital da Criança tem aumentado de forma expressiva e a gestão municipal sempre tem buscado alternativas para suprir as necessidades, como ampliação da UTI. De acordo com o engenheiro civil Marcelo Barbosa, nos próximos dias, a unidade infantil vai dispor de mais 13 novos leitos para atendimento de alta complexidade.

“No caso, trata-se da ampliação da rede de gás do setor. Posteriormente, será feita a extração das réguas elétricas para finalizarmos com o acabamento, ou seja, a pintura e limpeza da obra. Temos a previsão de entregar a ampliação da UTI nos próximos nove dias e mais treze leitos estrão disponíveis para a população do município”, destacou.

Obra deve ser entregue em nove dias

ADEQUAÇÃO DO TRAUMA – Há um mês, antes da reforma na UTI do Hospital da Criança, a gestão municipal entregou aos usuários da saúde de Boa Vista a obra de adequação do Trauma, setor responsável por receber crianças em situações críticas de urgência e emergência. Ao término da ampliação, o departamento teve a capacidade de leitos dobrados.

RECURSOS – Diante da demanda crescente, a gestão articulou em Brasília a busca por investimentos e recursos para ampliar os serviços ofertados no HCSA. Inclusive, foi publicada uma portaria do Ministério da Saúde estabelecendo recurso anual de R$ 5.026.050,00 para fortalecer os atendimentos na unidade hospitalar infantil.

Obra adequa mais 13 novos leitos no setor

LINK DAS FOTOS (Créditos):

Diane Sampaio – https://flic.kr/s/aHBqjAD8vP

Richard Messias - https://flic.kr/s/aHBqjzZqX5