Trânsito

MAIO AMARELO 2023 - Através de Minicidade itinerante, crianças aprenderão mais sobre os cuidados no trânsito

O equipamento que simula situações reais de convivência no trânsito entre motoristas e pedestres, fica até o dia 26 de maio, no hall do Teatro Municipal

Por Ráyra Fernandes

18/05/2023 - Última atualização 19/05/2023

Com objetivo de sensibilizar crianças para se tornarem futuros condutores conscientes, a prefeitura lançou nesta quinta-feira, 18, no foyer do Teatro Municipal, a Minicidade Itinerante de Trânsito. Integrando as ações da campanha Maio Amarelo, será utilizada em diversos espaços públicos da capital, principalmente escolas da rede municipal de ensino.

Minicidade Itinerante de Trânsito no Teatro Municipal de Boa Vista

Segundo o prefeito Arthur Henrique, a criação da minicidade visa educar para o trânsito, levando em conta a política de Primeira Infância do município. “As crianças ainda não dirigem, mas são grandes agentes de trânsito. Elas aprendem e orientam os pais. É importante que elas conheçam essas regras nos primeiros anos de idade e a melhor forma delas aprenderem isso é por meio de atividades lúdicas e interativas, como as que nós estamos proporcionando”, explicou o prefeito.

O prefeito Arthur Henrique se divertiu assistindo as crianças

O equipamento ficará até o dia 26 de maio, no hall do Teatro Municipal. Depois, será levada a outros espaços, durante as ações da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Dpet) da Smtran, em escolas e outros espaços públicos amplos, como as praças, por exemplo.

Com 144 metros quadrados, a minicidade de possui ruas, avenidas, ciclovias, placas, faixas de sinalização e veículos adaptados para crianças de até dez anos. O espaço é propício para atividades que envolvam a educação para o trânsito, como amarelinha do trânsito, jogo da memória e jogo da velha.

José Sabóia aprendeu o significado de várias placas

Os alunos da escola municipal Arco-Íris, foram os primeiros a conhecer o espaço educativo. José Sabóia, de 7 anos, achou muito divertido aprender brincando. “Eu estava ansioso para conhecer a pista educativa. Aqui aprendi o significado de várias placas novas, pulei amarelinha, vi os pontos turísticos de Boa Vista, andei de biscicleta. Nunca tinha visto uma cidade assim antes. É incrível”, disse.

O secretário Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Julyerre Pablo, incentivou a valorização da vida no trânsito

Segundo o secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Jullyerre Lima, a proposta é desenvolver esse trabalho junto com as crianças no ambiente escolar. “Através da minicidade, vamos trabalhar bastante conceitos como a valorização da vida no trânsito, cidadania, bem como valores e atitudes que devem ser tomadas no trânsito do dia a dia”.

SOBRE A CAMPANHA: O tema deste ano é “No Trânsito, Escolha A Vida”. Em 2023, a campanha completou dez anos – em nível nacional – e oito anos, em que ocorre em Boa Vista. O objetivo é mobilizar toda a sociedade para uma intensa conscientização em prol da segurança no trânsito, além da observância das leis e sinalização de trânsito como forma de reduzir os acidentes nas vias.

Além disso, a campanha visa efetivamente discutir o tema, buscando o máximo de engajamento em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas e setores da sociedade.

INVESTIMENTOS NO TRÂNSITO: O município sempre tem fortalecido ações, tanto de conscientização quanto de investimentos em infraestrutura para garantir maior segurança no trânsito. Atualmente, Boa Vista conta com 84 pontos semafóricos. Também 16 câmeras auxiliam no controle do tráfego veicular e na fiscalização dos avanços das faixas de retenção em sinal vermelho.

A ideia é ensinar as crianças, futuros motoristas, de forma divertida

Além disso, no ano passado, mais de 1.670 placas de sinalização foram instaladas ao longo das vias da cidade. Foram implantadas mais de 60 mil metros quadrados de sinalização horizontal – como faixas de travessia de pedestres, pintura de cruzamento semaforizado, eixo e bordo de pistas.

Vale destacar que Boa Vista é uma das cidades reconhecidas no país inteiro que mais respeitam a faixa de pedestres. O município também investe na valorização dos 95 agentes de trânsito, responsáveis pela fiscalização na cidade. Prova disso foi o aumento do auxílio-alimentação a esses profissionais, que passou de R$140 para R$400, e o auxílio-fardamento, que subiu de R$800 para R$2.400.

Fotos: Jonathas Oliveira – https://flic.kr/s/aHBqjAEe8s