Trânsito

MAIO AMARELO - Ação educativa sobre vagas especiais em estacionamentos reúne idosos do Cras São Francisco

Ação aconteceu no Roraima Garden Shopping, onde neste sábado, 20, ocorre das 15h às 21h a emissão de credenciais para as vagas especiais.

Por Fábio Cavalcante e Vitória Moura Carramilo

20/05/2023 - Última atualização 20/05/2023

A campanha Maio Amarelo segue intensa em diversos pontos da capital, envolvendo pessoas de todas as idades. E nesta sexta-feira, 19, foi a vez de idosos integrantes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) São Francisco participarem de uma ação para sensibilizar a população sobre vagas especiais em estacionamentos, no Roraima Garden Shopping.

A ação foi conduzida pela Superintendência Municipal de Trânsito, que não apenas orientou os visitantes do local, como também está fazendo até às 21h deste sábado, 20, a emissão de credencial para estacionamento especial, destinada a idosos, pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.

Para os idosos, a blitz educativa foi também uma atividade divertida, que proporcionou integração e aprendizado. Dona Francisca Andrade, aposentada de 77 anos, estava animada para a dinâmica. “Essa é a segunda vez que eu venho para uma blitz educativa, porque além da importância de sensibilizar a população, essa também é uma atividade que faz com que a gente do Cras se reúna”, destacou.

Dona Francisca Andrade participou da ação: "Além da importância de sensibilizar a população, essa também é uma atividade que faz com que a gente do Cras se reúna”, destacou

Francisco das Chagas, de 60 anos, ressaltou que o direito ao estacionamento em vagas preferenciais é fundamental para que o público prioritário possa se locomover. “Eu vim aqui também para atualizar a minha credencial e fui atendido muito rápido. Ela tem me ajudado muito, já que eu tenho dificuldade de locomoção”, afirmou.

Segundo Ney Brito, chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (DPET), ainda há muitas pessoas que precisam repensar suas ações em relação às vagas especiais, sendo que o uso indevido desses espaços, além de representar grandes transtornos a quem de fato precisa, pode também gerar penalidades.

“Estacionar em vagas preferenciais é uma infração de natureza gravíssima, com sete pontos na carteira e uma multa no valor de R$293,47. Caso o condutor não chegue para sanar irregularidade, seu veículo será recolhido e ele terá que arcar com os valores adicionais da remoção”, explicou.

As vagas especiais são destinadas a idosos, pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção

Emissão de credencial – A ação da Smtran para emissão das credenciais para vagas especiais seguirá neste sábado, 20, das 15h às 21h. O procedimento acontece instantaneamente e o solicitante recebe o documento logo após preencher um formulário.

O uso da credencial é obrigatório durante o período em que o veículo estiver estacionado na vaga e o documento deve ser colocado sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima, para que os agentes de trânsito possam conferir durante as fiscalizações.

"A credencial tem me ajudado muito, já que eu tenho dificuldade de locomoção”, afirmou Francisco das Chagas, 60 anos

Quem tem direito às vagas especiais

  • Pessoas com mais de 60 anos; pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção permanente ou temporária e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
  • No ato do credenciamento, o idoso deve apenas preencher um formulário e anexar cópia de CNH ou RG.
  • As pessoas com deficiência também devem anexar o laudo médico, contendo carimbo, CRM e a assinatura do médico e com o Código Internacional de Doenças (CID)
  • No caso da pessoa com TEA, é necessário apresentar também laudo médico, com o CID.

Caso a pessoa não consiga ir até o shopping, basta se ir até a Secretaria de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), localizada na Av. Capitão Júlio Bezerra, 1481, 31 de março, no período das 8h às 14h.

 

________________________

FOTOS: Jonathas Oliveira – https://flic.kr/s/aHBqjAEuzR