Serviços Públicos

MELHORIAS NAS ESTRADAS - Prefeitura recuperou 150 km de vicinais na área rural de Boa Vista

Foram atendidas estradas de 11 comunidades indígenas e de dois polos de produção agrícola

Por Suyla Natanna

24/05/2023

Garantir a segurança durante o deslocamento de moradores, transporte de estudantes e o escoamento da produção é um dos compromissos da Prefeitura de Boa Vista.
Por isso, estradas vicinais do município recebem reparos continuamente. Já foram contempladas 11 comunidades indígenas e 2 polos agrícolas com os serviços, somando mais de 150km de estradas recuperadas.

Atualmente, as equipes concentram os trabalhos na vicinal 6, região do Murupu. Mais de 60 carradas de piçarra foram utilizadas para deixar a pista em boas condições. A terraplenagem acontece ao longo de 2km e vai contribuir para diminuição dos atoleiros provocados pelas chuvas e os buracos que surgem devido à movimentação constate de veículos.

Eliane Korinivski cultiva melancia na região desde 2004

Eliane Korinivski possui uma propriedade na região desde 2004, onde cultiva melancia. Ela relembra as dificuldades enfrentadas nos dias de chuva ao longo dos últimos anos e recebeu com alívio e gratidão os reparos na via, pois vão permitir o transporte da safra para comercialização, algo que antes a preocupava, devido às condições da estrada.

“Com esse inverno rigoroso ultimamente, alaga e dificulta pra gente escoar a nossa mercadoria. Se não fosse esse trabalho da prefeitura, nossa produção infelizmente ia ser afetada, porque não tinha como passar. A gente fica muito feliz que a prefeitura veio aqui e fez esse serviço para a gente. Estamos muito gratos”, disse.

“Estamos trabalhando desde 2022, antecipando problemas que surgem com as chuvas"

Assim como no Murupu, o cenário também é outro nos acessos a comunidades indígenas de Boa Vista que receberam a terraplenagem, como Comunidade do Milho, Bom Jesus, Lago Grande, Akan, Morcego, Serra da Moça, Anzol, Serra do Truaru, Campo Alegre, Vista Alegre e Darôra.

“Estamos trabalhando desde 2022, antecipando problemas que surgem com as chuvas. Alguns desses lugares nunca receberam nenhuma intervenção. Na estrada do Anzol, por exemplo, era uma mata virgem com passagem só para um carro. Com a raspagem e terraplenagem, fizemos uma nova estrada, agora adequada para o tráfego”, destacou o secretário de Serviços Públicos, Thiago Amorim.

Comunidades já passaram por intervenções com serviços de terraplanagem e tapa buracos

O secretário ressalta que as manutenções devem continuar acontecendo sempre as chuvas ‘derem trégua’. “Estamos trabalhando neste período com dificuldades, mas assim tiver a estiagem, a gente consegue fazer intervenção e entraremos em outras áreas”, afirmou.

Mais obras na zona rural e indígena – Em novembro passado, a prefeitura iniciou a implantação das lâmpadas de LED nas comunidades indígenas, sendo já contempladas Vista Nova e Vista Alegre. Além disso, duas vezes por ano, as comunidades recebem serviços de limpeza.

Já passaram por intervenções com serviços de terraplanagem e tapa buracos as comunidades: Campo Alegre (8km), Comunidade Vista Alegre (24km), Comunidade Darora (9km), Vicinal II – Polo da Batata Doce (12km), Comunidade do Milho (32km), Serra da Moça (22km) e Vicinal do Limão (15km). Já a vicinal Água Boa recebeu recapeamento e meio-fio em um trecho, sendo que o restante, cerca de 8km da via, foi atendido pela operação Tapa Buracos.

FOTOS: Andrezza Mariot – https://flic.kr/s/aHBqjAEai9