Meio Ambiente

OPERAÇÃO DEFESO - Prefeitura intensifica as fiscalizações em rios e igarapés para coibir a pesca ilegal

A Operação Defeso conta com equipes de fiscais para orientar e apreender equipamentos usados indevidamente durante a piracema

Por Edson Ribeiro

08/05/2023 - Última atualização 08/05/2023

A Prefeitura de Boa vista está intensificando a fiscalização nos rios, lagos e igarapés do município para coibir a pesca ilegal durante o período de piracema, que vai de 1º de março a 30 de junho. O objetivo é lembrar os pescadores profissionais sobre a importância da piracema, período em que os peixes se reproduzem, e também orientar os amadores sobre as restrições de pesca durante essa época.

A última ação aconteceu na sexta-feira, 5, onde os fiscais percorreram trechos dos rios Água Boa de Cima, Surrão, Água Boa e Rio Branco. Para garantir que a fiscalização seja efetiva, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), conta com o Grupo de Proteção Ambiental, Defesa Civil e a Secretaria de Serviços Públicos como parceiros.

O objetivo é permitir que os peixes possam se reproduzir e manter o equilíbrio ecológico dos rios no município. A pesca predatória durante a piracema pode levar à diminuição da população de peixes e afetar negativamente a biodiversidade dos ecossistemas aquáticos. O secretário municipal de meio ambiente, Alexandre Santos, explica quais são as formas legais de pescar neste período.

“Vale salientar que só é permitido a pesca de linha, não pode usar malhadeira, tarrafa e outros utensílios que favoreçam a pesca em grande escala. Aqueles que forem flagrados praticando a pesca ilegal poderão ser multados e ter seus equipamentos de pesca apreendidos. Enquanto durar o período do defeso, só é permitida a pesca de 10kg diários ou uma espécie por pescador”, destacou.

A SEMMA tem a missão de fiscalizar a pesca ilegal durante a piracema devido a importância não só para a preservação ambiental, mas também para a manutenção da atividade pesqueira de forma sustentável. Além da fiscalização nos rios, as equipes também vão às feiras livres para verificar as bancas de peixe e checar a origem e as espécies comercializadas.

Portanto, a conscientização sobre a importância da piracema e a fiscalização da pesca ilegal durante esse período são medidas fundamentais para garantir a sustentabilidade da atividade pesqueira em Boa Vista e a preservação dos recursos naturais dos rios e igarapés.

____________________________
FOTOS: Andreza Mariot - https://flic.kr/s/aHBqjACUgj