Infraestrutura

QUALIDADE DE VIDA - Após reestruturação de ruas no bairro Raiar do Sol, moradores vivem outra realidade

Com a implantação de galerias em quatro ruas, moradores agradecem pelas novas vias de acesso que tem facilitado o tráfego de veículos e pedestres

Por Wandilson Prata

23/05/2023 - Última atualização 23/05/2023

A mobilidade urbana era um problema antigo dos moradores do Raiar do Sol, que tinham a rua Estrala D’alva como a única via de acesso para o tráfego de veículos e pedestres. Agora a realidade é outra. Isso porque a Prefeitura de Boa Vista criou mais quatro vias de acesso, após a implantação de 90m de galerias que interligaram as ruas Estrela Celeste, Estrela Cadente, Arco-Íris e Estrela do Sul.

Essas galerias foram construídas sobre o Igarapé da Paca. Antes, no período do verão as pessoas passavam por um caminho de chão e o transtorno maior era durante o inverno, pois as vias ficavam totalmente alagadas e intrafegáveis. As melhorias de infraestrutura, como terraplenagem e asfalto, já chegaram. Agora é a vez da urbanização, com meio-fio e sarjeta e, em seguida, a iluminação pública.

Rua Estrela Cadente agora está totalmente asfaltada e virou uma nota rota no bairro

“Agora, os moradores do Raiar do Sol e dos bairros adjacentes começam a ter não só uma, mas quatro novas vias de acesso. Sem falar que com a implantação dessas galerias, o escoamento d’água melhorou bastante durante o período chuvoso, evitando até alagamentos nesses locais”, disse o prefeito Arthur Henrique.

A população agradece – Em março desse ano, a autônoma Maria Augusta Silva, 53 anos, moradora da rua Estrela do Sul, comemorava o início das obras com sua vizinha e dona de casa Thaila Rodrigues, 30. Agora, a autônoma desfruta do asfalto que passa em frente de sua casa. Para ela, a obra representa qualidade de vida e valorização dos imóveis.

Maria Augusta mora na Rua Estrela do Sul e reconhece a obra como qualidade de vida para os moradores

“Aqui, no inverno alagava muito e nós moradores fomos até a Secretaria Municipal de Obras pedi melhorias de infraestrutura para a nossa rua também. Hoje ela está 100%, porque a prefeitura colocou as galerias e logo em seguida asfaltou. Tudo melhorou, principalmente porque não alaga mais e hoje temos novos acessos, onde a gente passa com segurança e tranquilidade”, afirmou a moradora Maria Augusta.

O autônomo Manoel Sousa Mendes, 61 anos, mora há quase 30 anos na rua Estrela do Sul e agradeceu pela benfeitoria da prefeitura. “Tínhamos apenas uma via de acesso para todo o bairro e agora, com a abertura dessas quatro ruas, temos um trânsito mais tranquilo e seguro. Só temos a parabenizar a prefeitura pelo excelente trabalho, pois foi uma obra importante para nós moradores do Raiar do Sol”, destacou o morador.

Veja como era Rua Celeste em março deste ano e como ela ficou no mês de maio

Balanço de infraestrutura: Desde 2021, a prefeitura já executou mais de 230 km de obras de infraestrutura em toda cidade. Em pavimentação, já atendeu com 54,17 Km em 163 trechos de ruas, 66 Km de recapeamento em 161 trechos. Também construiu quase 35 km de drenagem, eliminando 20 pontos críticos de alagamentos. Mesmo não sendo de responsabilidade da gestão municipal, a prefeitura também construiu mais de 84 km de calçadas.

Fotos: Jonathas Oliveira - https://flic.kr/s/aHBqjAEo7y