Tecnologia

STARTUP DAY - Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação da prefeitura sedia evento nacional de empreendedorismo

Iniciativas inovadoras e tecnológicas da prefeitura foram apresentadas durante a 9ª edição do Startup Day

Por Ráyra Fernandes

27/05/2023 - Última atualização 27/05/2023

O Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Boa Vista foi sede do Startup Day, neste sábado, 27, com o Sebrae e diversos agentes do ecossistema de inovação do Brasil. A 9ª edição deste evento nacional contou com painéis, oficinas e palestras para empreendedores (e potenciais), investidores, estudantes e profissionais discutirem o mercado de inovação e das startups.

O Secretário de Tecnologia, Inovação e Inclusão Digital do Município, Antonio Celso Albuquerque, explicou “Como inovar na gestão pública municipal” durante sua palestra. Segundo ele, a Prefeitura de Boa Vista está potencializando a mão de obra municipal e regional, visando o desenvolvimento econômico.

“O CCTI é a casa do empreendedorismo e da inovação, temos buscado trazer todas as ações inovadoras do município para o Centro, assim facilitamos o acesso dos estudantes e dos empreendedores. Estamos de portas abertas”, disse.

O microempreendedor, Alex Silva, vendeu seus pastéis enquanto aprendia como impulsionar seu negócio. “É a minha forma de contribuir com a economia local. Empreender não é fácil, mas fico feliz por saber que a prefeitura é nossa parceira. Ela nos apoia com recursos para qualificar o trabalho e nos dá oportunidade de crescer no mercado. Hoje estou aqui vendendo os meus pastéis, mas também conversei com outros empreendedores como eu”, disse.

A empreendedora, Andréia Miranda, participou pela primeira vez e garante que é uma grande oportunidade profissional. “É o início da realização de um sonho criar uma empresa na área de bioeconomia, ajudar quem está no meu entorno e me ajudar também. Eu vim aprender com as pessoas especializadas na área. É uma oportunidade que eu não poderia perder”, contou.

Andréia Miranda, empreendedora

Lugar de iniciativas inovadoras

O CCTI, é reconhecido por promover a inclusão digital, educação tecnológica, disseminação da inovação e empreendedorismo por meio da tecnologia da informação. No centro são desenvolvidas diversas iniciativas como a Plataforma Cidade Social, o Programa De Talentos, o projeto BV 128 e a Robótica Educacional. O Centro hoje atua em parceria com a Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento – AME, que é a responsável por apoiar financeiramente e com apoio técnico as iniciativas de inovação no município.

Fotos: Jonathas Oliveira https://flic.kr/s/aHBqjAFv9u