Boa Vista Junina

BOA VISTA JUNINA 2023 - Congresso Técnico reúne quadrilhas e julgadores como preparação para o Maior Arraial da Amazônia

Nesta etapa do concurso junino, os brincantes defendem os quesitos obrigatórios para as apresentações

Por SEMUC

19/06/2023 - Última atualização 19/06/2023

Boa Vista Junina 2023 começa nesta terça-feira, 20. E como preparação para esse grande evento, a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC) promoveu neste fim de semana, 17 e 18, um congresso técnico para julgadores do concurso de quadrilhas. Esse foi o primeiro contato entre eles e os grupos folclóricos que se apresentarão no Maior Arraial da Amazônia, na Praça Fábio Marques Paracat.

O congresso é uma importante etapa do concurso junino, sendo mais uma chance para que os brincantes defendam os quesitos obrigatórios e os julgadores cheguem na arena familiarizados com as apresentações. Na ocasião, cada quadrilha teve 30 minutos para mostrar aos jurados elementos como tema, figurino, alegorias, entre outros.

A FETEC orienta os julgadores sobre os critérios e a dinâmica do concurso

“O congresso é parte necessária do processo, pois é nele onde a Fetec orienta os jurados sobre todos os critérios e onde o julgador é familiarizado com toda a dinâmica do concurso, além de tornar o processo ainda mais justo”, disse a superintendente de Cultura da Fetec, Ariane Feitoza.  

Mario Moura, representante de um dos grupos juninos, disse que é algo significativo ter essa oportunidade. “Quando chegamos ao tablado, são 30 minutos para apresentar todo um trabalho de meses de preparação. E o congresso técnico é ideal para nós mostrarmos as fontes de pesquisa, questões sobre as indumentárias e justificar para o julgador o porquê das escolhas da quadrilha”, ressaltou.  

Cada quadrilha teve 30 minutos para mostrar aos jurados elementos como tema, figurino, alegorias, entre outros

Um dos julgadores do Boa Vista Junina esse ano e que participou do congresso, professor Luiz Posca também destacou o encontro como positivo. “Foi um momento muito importante para trocas de informações, o que deixa a gente ainda mais na expectativa, pois vem muita coisa bonita por aí”, disse.

Acolhimento – Na sexta-feira, 16, a Superintendência de Cultura da Fetec fez o acolhimento dos jurados, uma recepção para que todos os componentes entrem no clima do Boa Vista Junina e para que todos se conheçam. Foi um momento descontraído, que contou também com a entrega da famosa paçoca de carne.