BOA VISTA JUNINA 2023 - Congresso Técnico reúne quadrilhas e julgadores como preparação para o Maior Arraial da Amazônia
Nesta etapa do concurso junino, os brincantes defendem os quesitos obrigatórios para as apresentações

Por SEMUC
19/06/2023 - Última atualização 19/06/2023
O Boa Vista Junina 2023 começa nesta terça-feira, 20. E como preparação para esse grande evento, a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC) promoveu neste fim de semana, 17 e 18, um congresso técnico para julgadores do concurso de quadrilhas. Esse foi o primeiro contato entre eles e os grupos folclóricos que se apresentarão no Maior Arraial da Amazônia, na Praça Fábio Marques Paracat.
O congresso é uma importante etapa do concurso junino, sendo mais uma chance para que os brincantes defendam os quesitos obrigatórios e os julgadores cheguem na arena familiarizados com as apresentações. Na ocasião, cada quadrilha teve 30 minutos para mostrar aos jurados elementos como tema, figurino, alegorias, entre outros.
.jpg)
“O congresso é parte necessária do processo, pois é nele onde a Fetec orienta os jurados sobre todos os critérios e onde o julgador é familiarizado com toda a dinâmica do concurso, além de tornar o processo ainda mais justo”, disse a superintendente de Cultura da Fetec, Ariane Feitoza.
Mario Moura, representante de um dos grupos juninos, disse que é algo significativo ter essa oportunidade. “Quando chegamos ao tablado, são 30 minutos para apresentar todo um trabalho de meses de preparação. E o congresso técnico é ideal para nós mostrarmos as fontes de pesquisa, questões sobre as indumentárias e justificar para o julgador o porquê das escolhas da quadrilha”, ressaltou.
%20(1).jpg)
Um dos julgadores do Boa Vista Junina esse ano e que participou do congresso, professor Luiz Posca também destacou o encontro como positivo. “Foi um momento muito importante para trocas de informações, o que deixa a gente ainda mais na expectativa, pois vem muita coisa bonita por aí”, disse.
Acolhimento – Na sexta-feira, 16, a Superintendência de Cultura da Fetec fez o acolhimento dos jurados, uma recepção para que todos os componentes entrem no clima do Boa Vista Junina e para que todos se conheçam. Foi um momento descontraído, que contou também com a entrega da famosa paçoca de carne.