O Maior Arraial da Amazônia tem comidas típicas, shows musicais, apresentações de quadrilhas juninas, segurança, espaços lúdicos para crianças e ainda cuidados com a saúde dos boa-vistenses, na Tenda da Prevenção. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão todas as noites com Vacinação, distribuição de preservativos, fiscalização sanitária e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Os visitantes encontram todas as vacinas do calendário nacional de crianças, adolescentes, idosos e população adulta, além dos imunizantes que fazem parte da campanha da Influenza e Covid-19 bivalente. Interessados em vacinar devem apresentar a caderneta de vacina, CPF ou cartão do SUS. A dona de casa, Elaine de Souza, aproveitou a festa para garantir a imunização dos dois filhos, Matias e Beatriz.
“Como meu filho ficou gripado, eu acabei atrasando algumas vacinas dele e ter essa tenda de vacinação aqui é muito bom. Como sempre tem vacinação no Boa
Vista Junina, eu trouxe as crianças e os documentos delas para aproveitar e vacinar todo mundo. Aqui, com a festa, acaba sendo mais fácil vacinar porque eles estão distraídos com os ambientes coloridos, lúdicos e não sentem tanto”, disse.
Na Praça Fábio Marques Paracat, os profissionais de saúde atendem a população e sanam as dúvidas com relação aos serviços ofertados. “Nossa equipe fica aqui no arraial até as 22h. Todas as noites, por causa da demanda a tenda da prevenção tem esticado um pouquinho mais o horário para não deixar a população desassistida e atender todos que nos procuram”, explicou a coordenadora municipal de Imunização, Christianny Filgueiras.
Além dos imunizantes, equipes da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e AIDS distribuem kits de preservativos e percorrem a estrutura do evento para orientar a população da importância da prevenção. Ainda fazem parte da programação de saúde das seis noites do Boa Vista Junina, a presença do Samu, com Posto Médico Avançado para atender demandas de urgência e emergência.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA – Atentos aos cuidados com o setor gastronômico do Maior Arraial da Amazônia, equipes de controle sanitário percorrem a arena junina para garantir a segurança alimentar do arraial. Fiscais da Vigilância Sanitária visitam as barracas, orientam os ambulantes com relação à higienização e manipulação da comida servida ao público, além de garantir o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual.