Social

JUNHO VIOLETA - Idosos sobem na passarela e dão show em desfile de moda

O desfile teve como principal objetivo sensibilizar a sociedade para o respeito aos direitos da pessoa idosa

Por Jaqueline Pontes

17/06/2023 - Última atualização 17/06/2023

Mais de 30 idosos assistidos pela Atenção Básica de Saúde, Cabelos de Prata e servidores da Prefeitura Boa Vista foram modelos por um dia em um desfile especial, que teve como objetivo sensibilizar a sociedade para o respeito aos direitos da pessoa idosa. Com o tema ‘Qual estilo você prefere? Violência não combina!’, o evento ocorreu no Roraima Garden Shopping, nesta última sexta-feira, 16.

Na passarela, os modelos arrasaram no estilo e na atitude 

O desfile de moda faz parte da campanha Junho Violeta que busca combater todos os tipos de violência contra idosos, além de incentivar o resgate da autoestima, disposição e o exercício de atividades prazerosas de lazer, com ações de atenção à saúde física e mental. Vestindo um look alegre, em cores vibrantes, Sandra da Silva, de 60 anos, integrante do Cabelos de Prata, gostou da experiência.
“O Cabelos de Prata renovou a minha vida desde que entrei há três meses. Estou amando as programações, com exercícios físicos, debates de assuntos importantes, palestras, passeios, sem contar que a equipe é maravilhosa. Hoje estou aqui, no auge dos meus 60 anos e vou desfilar. Acabei de me olhar no espelho e estou me sentindo linda, maravilhosa, divina, uma verdadeira deusa”, disse.

"Acabei de me olhar no espelho e estou me sentindo linda, maravilhosa, divina, uma verdadeira deusa”, disse Sandra da Silva, integrante do projeto Cabelos de Prata

As roupas e acessórios usados no desfile foram cedidos pelos lojistas parceiros da ação. Já as produções de cabelo e maquiagem ficaram por conta de profissionais do Núcleo de Beleza do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). De acordo com a secretária de saúde, Regiane Matos, a gestão municipal é empenhada em proporcionar qualidade de vida aos idosos de Boa Vista.

“O mês de junho é voltado à prevenção da violência contra a pessoa idosa e é muito importante a gente sensibilizar a sociedade com os cuidados que devemos ter com os nossos idosos. Além de motivá-los, queremos que eles façam um resgate da autoestima para que entendam que são pessoas com direitos e devem ser respeitas, cuidadas e protegidas, sempre”, explicou.

DENUNCIAS DE VIOLÊNCIAS - Denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelo Disque 100 (Direitos Humanos). O atendimento ocorre todos os dias, inclusive aos fins de semanas e feriados, 24 horas. Emergência da Polícia Militar, por meio do telefone 190 e delegacias da Polícia Civil também recebem denúncias dessa característica.