Saúde

“MAIS SAÚDE E ALEGRIA” - Idosos das UBSs e do projeto Cabelos de Prata se divertem em arraial no Parque Germano Sampaio

Evento teve como objetivo a promoção das saúdes física e mental do idoso

Por SEMUC

28/06/2023 - Última atualização 28/06/2023

A Prefeitura de Boa Vista, por meio das unidades básicas de saúde (UBSs) e da Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES) promoveu nesta quarta-feira, 28, o “Arraial Mais Saúde e Alegria”, no CRAS Pintolândia, no Parque Germano Sampaio. Foi uma manhã de diversão e cuidado para cerca de 180 idosos, com atividades recreativas, palestra sobre saúde mental, serviços de atendimento básico, vacinação e café da manhã temático.

Teve diversão e cuidado com a saúde no Arraial "Mais Saúde e Alegria" 

Os grupos de idosos das UBSs Santa Luzia, Senador Hélio Campos, Sayonara Dantas e Lupércio Lima, junto aos integrantes do Cabelos de Prata do CRAS Pintolândia, foram recebidos com uma triagem feita por servidores das UBSs e equipe do Curso Técnico em Enfermagem do Centro de Educação Técnica e Especializada de Roraima (CETERR), fazendo aferição de pressão, teste glicêmico e aplicação de vacinas.

Cerca de 180 idosos participaram da ação

A socialização e a descontração foram o foco do evento, que surgiu com o objetivo de levar a prática de atividades estimulantes para os idosos, uma vez que essa população tende a ficar isolada com o passar do tempo, seja por questões de limitação motora, de saúde ou a perda da convivência com pessoas de fora do círculo familiar.

Lourdes Rocha, do Cabelos de Prata, gostou do arraial

“Um evento dessa natureza é fundamental para nós, porque permite que a gente se destaque no social. Tem informações sobre saúde, psicologia, a gente se conhece mais, e é disso que a gente precisa”, disse Lourdes Rocha, participante do Cabelos de Prata.

O “Arraial Mais Saúde e Alegria” foi a primeira de várias atividades integradas previstas pelo pacto de integração entre as redes de assistência social e de saúde do município, que vai trabalhar as ações abrangentes entre as duas áreas, como o próprio Junho Violeta.

Nonata Valente, da coordenação da Saúde do Idoso 

Nonata Valente, coordenadora de Saúde do Idoso, falou sobre o planejamento e organização do arraial, que abordou o Junho Violeta para educar os idosos e alertar sobre seus diretos de maneira divertida e eficaz. “Além da festividade, o arraial veio pra sensibilizar, para que o tema não seja deixado de lado, mas que seja lembrado de forma mais leve e alegre”.

Não faltou diversão e muita alegria

Junho Violeta – Além dos festejos de São João, o mês de junho também simboliza o combate à violência contra o idoso. Celebrado como Junho Violeta, as ações da atenção social e de saúde são voltadas para essa parcela da população com atividades e palestras de conscientização sobre violência física e psicológica, direitos dos idosos, autocuidado e bem-estar.