AGROBV 2023 - Pais e filhos colocam a mão na massa e aprendem juntos a fazer receitas da merenda servida nas escolas da prefeitura
No cantinho da Primeira Infância, dedicado especialmente para a criançada, pais e filhos participam de uma oficina de dar água na boca

Por Marcus Miranda
30/07/2023 - Última atualização 30/07/2023
Mais que brincadeiras, pinturas de rosto e atividades recreativas, o Espaço da Primeira Infância na AgroBV 2023 é também local de aprendizado e troca de experiências entre pais e filhos. Durante os três dias de evento, familiares e seus pequenos têm a oportunidade de participar de uma oficina de culinária, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

Eles colocam a mão na massa e aprendem juntos receitas nutritivas, que fazem parte da merenda escolar, servida em todas as escolas da prefeitura. Uma merendeira é responsável por ensinar o passo a passo do delicioso bolo de abóbora e do famoso ‘bolo do Hulk’, feito de couve, uma verdadeira sensação entre as crianças, tanto pelo sabor como também pela coloração.

Para quem não sabe, boa parte alimentos servidos nas escolas, entre hortifrútis, folhas e frutas são provenientes da agricultura familiar. Quem passa pela tenda pode acompanhar, por meio de 12 painéis com imagens, todo o caminho percorrido até chegar na mesa das unidades, que inclui desde a colheita ao preparo.

“Queremos mostrar que o agro também está presente nas escolas, por meio da merenda. É uma experiência que proporciona o fortalecimento de vínculos entre pais e filhos, além de estimular as crianças a consumirem alimentos saudáveis e nutritivos, visto que todas as receitas são elaboradas por nutricionistas. A ideia é que eles façam em casa o que aprenderam aqui, junto com a família”, explicou a secretária de Educação e Cultura, Consuêlo Sales.

A corretora de imóveis Talita Junqueira levou toda a família para o AgroBV, o marido, Felipe Junqueira, o filho, Miguel, de 4 anos e a filha Maria Clara, de 1 ano e 4 meses. Juntos eles curtiram o Espaço da Primeira Infância e adoraram a proposta. “Achei fantástico esse olhar que tiveram para as crianças, em dedicarem um espaço pensado para o desenvolvimento delas. Para momentos de criatividade e descontração. Muito legal”, contou Talita.

As crianças também participam de uma Oficina de Degustação, que estimula a sensibilidade do paladar. Isso porque os olhos dos pequenos são vendados e eles têm que adivinhar que fruta estão provando. Além dos painéis, também estão expostas no local, algumas verduras, legumes e frutas que são servidas nas escolas.