Prefeitura forma primeira turma do curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica
Curso é fruto da parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) para formação especializada de profissionais da saúde municipal

Por SEMUC
31/07/2023 - Última atualização 31/07/2023
O curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Boa Vista com a Universidade Federal Fluminense (UFF), já conta com sua primeira turma de profissionais formados. A capacitação faz parte do plano de formação continuada de profissionais da saúde voltados à Atenção Básica, com foco na saúde da mulher.
Iniciado em julho de 2022, o curso foi composto por aulas em formato híbrido e atividades práticas. Ao todo, 12 profissionais participaram da formação, sendo 10 enfermeiros da Atenção Básica municipal, um professor do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e um enfermeiro do estado.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Regiane Matos, a capacitação representa um trabalho de qualidade na vida das mulheres atendidas pela Atenção Básica. "O que a gente puder fazer enquanto prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde para investir na qualificação continuada, vamos fazer. Com essa formação, conseguimos oferecer uma qualidade melhor nos serviços prestados à população", disse.
Para os novos obstetras, formados pelo curso, o sentimento é de alegria e responsabilidade. "Esse é um momento em que eu pude aprender muito mais sobre o universo da obstetrícia e, realmente, perceber que sou agente de mudanças na vida de muitas mulheres, suas famílias e no território onde eu atuo", disse a nova enfermeira obstetra da Unidade Básica de Saúde Jorge André Gurjão, Mônica Letícia Franco.
Investimento no servidor – A cooperação técnica entre a prefeitura de Boa Vista e a UFF existe desde 2020. Atualmente, outros 30 profissionais da SMSA estão cursando mestrado e doutorado, sendo 15 servidores participando do mestrado e 15 no doutorado. A modalidade de ensino é presencial, aqui em Boa Vista.
O mestrado e o doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde são da área de concentração "Complexidade do Cuidado em Enfermagem e Saúde" com duas linhas de pesquisas: “Cuidados Clínicos e Gestão em Saúde” e “Cuidado, Saúde Coletiva e Educação”.