Educação

Profissionais de apoio escolar participam de formação com foco na primeira infância

Quase 2 mil profissionais, entre cuidadores, assistentes de aluno, merendeiras, agentes de portaria e controladores de acesso, participam da formação

Por Marcus Miranda

13/07/2023

Como forma de alinhar e fortalecer o processo de ensino-aprendizagem em toda a rede municipal de ensino, a Prefeitura de Boa Vista promove nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14, uma “Formação Continuada das Equipes de Apoio Escolar”, com foco na primeira infância. Estão participando cuidadores, assistentes de aluno, merendeiras, agentes de portaria e controladores de acesso.

O evento acontece, simultaneamente, em diferentes pontos da cidade e contempla 1.902 profissionais das escolas municipais, tanto da zona urbana, como do campo e indígena. Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Consuêlo Sales, este é mais um investimento da prefeitura que além de ampliar os conhecimentos dos servidores vai prepará-los para o início do segundo semestre.

“Grande parte das temáticas abordadas nesse evento foram sugeridas por eles (servidores), que estão no dia a dia das crianças. No próximo dia 18 inicia o 2° semestre letivo de 2023 em toda a Rede Municipal e esses profissionais estão sendo capacitados para acolher nossos alunos da melhor forma possível”, declarou.

Maria Consuêlo Sales, secretária municipal de Educação e Cultura

MAIS CONHECIMENTO – A programação inclui palestras que abordam diferentes temáticas: “Conhecendo a criança do 0 aos 12 anos”, “O atendimento às crianças nas creches e pré-escolas”, “Manejo comportamental na escola”, “Como administrar suas emoções e construir relações”, “Segurança nas escolas e noções de primeiros socorros”, “A cozinha escolar: higiene e manipulação de alimentos”, dentre outros.

Kelly Marony é assistente de aluno na Escola Municipal Isete Evangelista Albuquerque, no bairro Asa Branca. Para ela, a formação é essencial para o aprimoramento profissional, refletindo diretamente no desenvolvimento das crianças. “É um momento de troca de experiências, geração de valor e de absorver informações que enriqueçam o nosso trabalho e que contribuam para que possamos transformar a vida das crianças com atitudes diárias”, disse.

Kelly Marony, assistente de aluno, comemora a oportunidade de se aprimorar profissionalmente

Já Ramon Sampaio, que atua como assistente de aluno na Escola Municipal Edsonina de Barros Villa, no Bairro dos Estados, também enxerga na formação a oportunidade de fazer a diferença na vida dos alunos. “Nos ajuda a entender que nosso trabalho vai muito além de funções básicas que o cargo exige. Somos uma equipe multidisciplinar que tem um papel muito importante de saber acolher, ouvir e contribuir com o desenvolvimento dos nossos alunos”, contou.

O assistente de aluno Ramon Sampaio reconhece a importância da formação para o desenvolvimento dos alunos 

RETORNO – Do dia 3 até 17 de julho, 49.998 alunos da rede municipal de ensino entraram em recesso. O 2° semestre letivo de 2023 se inicia na próxima terça-feira, 18, e o encerramento está previsto para o dia 20 de dezembro.