Como parte das ações programadas para a Semana Nacional de Trânsito, a Prefeitura de Boa Vista promoveu uma blitz educativa na avenida Carlos Pereira de Melo, no Jardim Floresta, na tarde desta segunda-feira, 18. Com o lema “No Trânsito, escolha a Vida”, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre a importância de respeitar as normas de trânsito.
A blitz educativa contou com a parceria do esquadrão da Rádio 93 e se destacou por sua abordagem interativa com os condutores. Além de entregar panfletos informativos e fornecer orientações sobre as leis de trânsito, a ação também presenteou os motoristas que apresentaram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em dia e sem registros de infrações.
“Estamos reforçando nossas blitze e campanhas educativas com entrega de material gráfico, premiando aqueles condutores que estão em conformidade com a legislação, como o uso do cinto de segurança e dispositivos de retenção para crianças”, pontuou Ney Brito, chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Dpet).
Brito frisou ainda a importância do agente de trânsito no cotidiano. “Eles estão diariamente nas ruas, fiscalizando o tráfego. Não estão apenas para aplicar penalidades aos condutores. Também desempenham um papel preventivo. Quando um agente está em patrulha, com as luzes da viatura ligadas, ele representa prevenção. Quem nunca, ao avistar um agente na rua, deixou de usar o celular para evitar uma multa ou ajustou o cinto de segurança rapidamente?”, indagou.
A receptividade dos motoristas, motociclistas e pedestres à campanha foi notável. A farmacêutica Laira Vieira foi abordada na blitz e reconheceu sua importância para a segurança pública. “Essa ação é muito importante, até porque não depende só da gente, depende de outros condutores. Então, é muito importante essa conscientização geral do trânsito”, declarou.
De acordo com a superintendente municipal de Trânsito, Ednalva Freitas, a programação da Semana Nacional de Trânsito em Boa Vista se estenderá até o dia 25 de setembro, abrangendo diversas atividades educativas, palestras e ações lúdicas nas escolas. “Queremos alcançar o maior número possível de pessoas, levando para eles orientação sobre segurança no trânsito, para prevenir e orientar, principalmente, devido ao alto índice de acidentes de trânsito”, explicou.
Confira a programação: