Cultura

MORMAÇO CULTURAL - Movimento Hip Hop tem espaço garantido no festival

Serão dois dias de apresentações feitas pelos grupos de Boa Vista em uma área temática no Parque do Rio Branco

Por SEMUC

22/09/2023 - Última atualização 22/09/2023

O Festival Mormaço Cultural contemplará vários segmentos culturais de Boa Vista e um dos que estão crescendo na cidade terá um espaço completo nos dias 30 de setembro e 1º de outubro no Parque do Rio branco. A comunidade Hip Hop da capital comandará uma arena completa com direito a pista de skate profissional e batalha de rimas.

Será montada a maior mini ramp do Norte.

Nesses dois dias de festa será montada uma rampa de skate, que é a maior mini ramp da região Norte, onde acontecerá um campeonato desse esporte olímpico que se iniciou no hip hop. Os artistas e atletas do movimento farão intervenções nas áreas de música, dança e artes visuais durante o festival. 

Dyego Monzzaho, presidente da Fundação de Educação, Turismo, Cultura e Educação (FETEC) lembra que esse é mais um resultado da escuta feita pela prefeitura no “Conversas de Cultura”. “Mais do que ouvir a classe, é importante colocar em prática as ações que atendam às suas necessidades”, destacou.

Coletivos estarão reunidos no evento.

O movimento em Boa Vista segue em construção e é feito por vários coletivos que buscam o poder público para fazer a “engrenagem girar”. Ricardo Aguiar, o “Ricks”, é artista de grafite e estará no dia 30 de setembro comandando a batalha de rimas no Mormaço.

“É importante a visibilidade e valorização quanto à linguagem cultural. Lá irão muitas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de presenciar uma batalha de rimas e poderão estar de pertinho sentindo a energia das rimas. Nossa expectativa é de milhões. A galera está empolgada por estar inserida num festival que agrega muita cultura”, ressaltou Ricks.

Serão feitas as famosas batalhas de rima.

Helton Plugadão será outro representante do movimento na arena e irá comandar com seu coletivo as batalhas de Breakdance e o Campeonato de Skate. A competição terá premiação em dinheiro, além de peças e equipamentos para skates. Para participar, o atleta deverá comparecer na arena e se inscrever no local a partir das 17h.

“Essa parceria com a FETEC e o Festival Mormaço é uma vitória para o movimento Hip Hop onde teremos um espaço para divulgar o trabalho”, ressaltou Helton.