Para manter as ruas em condições adequadas para o deslocamento das pessoas, a Prefeitura de Boa Vista não deixa de trabalhar um dia sequer. Os serviços já alcançaram todos os bairros da capital com terraplenagem, tapa buracos e recomposição asfáltica, contemplando mais de 750 vias desde o início do ano.
A rua Teodorico da Cruz, no bairro União, onde mora Elinaldo Nunes foi uma delas. O serralheiro aguardava as melhorias há quase 20 anos e agora comemora as mudanças na pista. “Só uma parte era asfaltada e eu não via a hora do asfalto chegar na porta da minha casa. Ficou bom para quem mora aqui. Acaba com a poeira, lama e ainda valoriza os imóveis”, disse.
Os reparos são feitos de maneiras diferentes, dependendo do lugar e tipo de desgaste. Nas ruas de terra onde ainda não foram executadas obras de infraestrutura, a terraplenagem ameniza as deformidades e assegura que o tráfego possa ser feito com menos transtornos.
Em locais onde já é asfaltado e acabam surgindo fissuras, a equipe da operação Tapa Buracos entra em ação. Um corte é feito em uma área maior do que a rachadura que se formou e todo material velho é removido, dando espaço para a nova massa asfáltica que corrige a irregularidade no pavimento.
Nas vias onde o asfalto foi implantado há muitos anos, a deterioração ocorre com mais facilidade. Nessas situações, somente a recomposição completa pode acabar com os danos, pois as brechas que surgem são agravadas com a passagem de veículos, incidência de chuvas e ondas de calor.
Foi o caso da avenida das Galáxias, no Cidade Satélite. Bastante desgastado em um trecho, o asfaltamento precisou ser refeito. Um alívio para a empresária Vanessa Sá, que possui uma loja na avenida. Ela e os clientes sofreram com os transtornos ocasionados pelo desgaste no pavimento.
“Os transtornos começaram com a obra na RR 205. Ninguém conseguia passar porque estava interditado e o trânsito aqui na avenida ficou intenso. Com os caminhões pesados entrando aqui, foi ficando cada dia pior. Eu acionei a Prefeitura e o trabalho me surpreendeu. Fizeram em dois dias e ficou excelente. Acabou com o problema”.
Segundo o secretário de Serviços Públicos, Thiago Amorim, antes de qualquer serviço, cada área é avaliada com cautela. Além da condição física da via, existem outros fatores considerados. Para estabelecer a intervenção adequada também é analisado se o trânsito é intenso, se é trecho de interligação de bairros ou se vai exigir manutenção frequente.
“Nossa função é mais que melhorar a estética das ruas, é garantir que as pessoas andem sem risco de acidentes ou prejuízos aos veículos. Todos os dias identificamos pontos que precisam de reparos e estamos intensificando os trabalhos para atender as demandas o quanto antes, mas precisamos priorizar os locais mais críticos”, informou.
Qualquer pessoa pode solicitar a manutenção de ruas. Basta acionar o serviço através do 156, canal de relacionamento do cidadão com a Prefeitura. Os pedidos são enviados para a Usina de Asfalto e após avaliação da equipe técnica, o trabalho é incluído na programação diária de serviços.