Manchas avermelhadas na pele, perda de sensibilidade, dor e ferimentos estão entre os principais sintomas de hanseníase e a busca por avaliação médica deve ser imediata após identificação dos sinais. Com duração de seis a doze meses, o tratamento da doença é disponibilizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Boa Vista.
Com o diagnóstico positivo para hanseníase, os medicamentos do tratamento são disponibilizados nas UBSs. De acordo com a técnica de enfermagem da Coordenação de Tuberculose e Hanseníase, Andria Millena, a família do paciente também é acompanhada, como parte do processo que visa rastrear e interromper o ciclo de transmissão da doença.
“Quando o tratamento é iniciado, o paciente deixa de transmitir a doença em seguida. É importante lembrar que a transmissão da hanseníase ocorre por via respiratória, ou seja, pela fala, tosse, espirros e geralmente ocorre entre pessoas que moram na mesma residência ou que tenham um contato prolongado”, disse.
Teste Rápido
Para monitorar a hanseníase, o município conta com o teste rápido, disponível em todas as unidades de saúde desde o ano passado, voltado apenas para familiares de pacientes diagnosticados, pois não se trata de demanda espontânea. O resultado do exame é liberado em até 20 minutos.
Hanseníase em números
Durante o ano passado, 31 notificações de hanseníase foram feitas pelas equipes de Boa Vista. Destes, 24 pacientes seguem em tratamento, duas receberam alta por cura e uma pessoa abandonou o acompanhamento médico na Atenção Primária. Ainda ocorreram duas transferências para fora do município e país.