Saúde

JANEIRO BRANCO - Prefeitura de Boa Vista investe em serviços voltados para a saúde mental

População encontra assistência nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Atenção Psicossocial

Por Jaqueline Pontes

11/01/2024 - Última atualização 11/01/2024

Devido aos impactos positivos da saúde mental na qualidade de vida, emoções, comportamento e relações interpessoais, a Prefeitura de Boa Vista tem investido cada vez mais no bem-estar da população. Na capital, a gestão disponibiliza de atendimentos psicológicos em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Consultório na Rua, além do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II).

Nas UBSs, a população pode participar de grupos operativos, terapêuticos, rodas de conversas e acolhimento que possuem uma proposta de prevenção e promoção da saúde mental. Casos graves são encaminhados para o CAPS II. De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da Atenção Primária à Saúde, Gilvania Matos, a prática do autocuidado é indispensável.

“A saúde mental é definida pela Organização Mundial de Saúde como a capacidade de enfrentar os estresses normais de maneira mais equilibrada, e assim, conseguir se reorganizar e continuar mesmo diante das dificuldades. Sem os cuidados com a saúde mental, todas as outras áreas da vida acabam sendo prejudicadas. Tratar da saúde mental é cuidar da vida”, disse.

 

Prefeitura de Boa Vista tem investido cada vez mais no bem-estar da população

 

Número de atendimentos

Durante o ano de 2023, a saúde municipal registrou 22.400 atendimentos no setor de promoção a prevenção a saúde mental da Atenção Primária. O Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saúde (SIGSS) aponta ainda que apenas no mês de dezembro do ano passado foram 903 assistências à população.

Janeiro Branco

Grupos operativos com adultos e adolescentes, palestras com foco nos cuidados com a saúde mental, rodas de conversas e ações com abordagem de pessoas fazem parte da programação da campanha Janeiro Branco nas Unidades Básicas da capital. Durante o mês, usuários da Atenção Primária, servidores do município, profissionais de empresas parceiras participam da programação.

 

No ano passado, Boa Vista registrou 22.400 atendimentos voltados para a saúde mental

 

CAPS II

O investimento na saúde municipal é um compromisso que a Prefeitura de Boa Vista tem cumprido com os moradores. Em fase de conclusão, as obras do novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial deve ser entregue à população nos próximos meses. A sede com estrutura moderna vai proporcionar mais qualidade na oferta dos serviços disponibilizados aos usuários.

UBSs com psicólogos