Educação

DIA DO PROFESSOR - Amor e dedicação marcam trajetória de profissionais da Rede Municipal de Ensino

Atualmente, 3.380 docentes atuam em 140 escolas da capital, do campo e nas comunidades indígenas, além do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA), o Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE) e a Biblioteca Municipal

Por Marcus Miranda

há 9 horas - Última atualização há 9 horas

O Dia dos Professores, celebrado neste 15 de outubro, é uma oportunidade para reconhecer o trabalho incansável dos educadores que dedicam suas vidas à formação de crianças, jovens e adultos. Na Rede Municipal de Ensino, são 3.380 profissionais distribuídos em 140 escolas, tanto na capital quanto no campo e nas comunidades indígenas. A Rede municipal e ainda, o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA), o Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE) e a Biblioteca Municipal.

Entre estes professores, destacam-se histórias de amor, superação e comprometimento que fazem a diferença na educação. São um reflexo do compromisso da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista, que investe nesses profissionais, que dedicam suas vidas à formação e transformação dos alunos como futuros bons cidadãos.

Dedicação que faz a diferença

Com 25 anos de experiência, Silvana Queiroz é uma das idealizadoras do projeto RecrearTEAndo

Uma dessas histórias é a da Silvana Queiroz, professora da Escola Municipal Carmen Eugênia Macaggi. Ela leciona na modalidade de Educação Especial desde 2005, sendo uma das primeiras profissionais a atuar nas chamadas Salas de Recurso Multifuncional (SRM). Com 25 anos de experiência, é uma das idealizadoras do projeto RecrearTEAndo, evento voltado para crianças com autismo e suas famílias, que busca levar ações pedagógicas e recreativas para fora dos muros da escola.

Para Silvana, mais que conhecimento teórico e bagagem profissional, o amor, sem dúvida, é o principal combustível para garantir o efetivo desenvolvimento dos alunos. “Costumo dizer que precisamos ter muitos recursos e estratégias para trabalhar nessa área e garantir a evolução das crianças atendidas. Porém, a maior e melhor ferramenta é o amor. Sem ele, a gente não consegue fazer um bom trabalho e ver avanços”, afirmou.

"A maior e melhor ferramenta é o amor. Sem ele, a gente não consegue fazer um bom trabalho e ver avanços”, afirma Silvana

A história pessoal de Silvana se entrelaça com sua atuação profissional. Ela compartilha que um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi quando descobriu que seu próprio filho era autista. “Isso me fortaleceu muito. Consegui evoluir e trabalhar mais para poder ver melhores resultados”, relatou.

Plantando uma semente para o futuro

Jéssica Reis: "Nós estamos aqui na primeira infância, plantando uma semente que germinará e vai se transformar em uma linda árvore, com muitos frutos”

A professora Jéssica Reis também é símbolo de dedicação e entrega, com uma trajetória profissional que soma 8 anos. Ela atua na modalidade creche da Rede Municipal de Ensino há cerca de 1 ano. Desde criança sonhava em ser professora e hoje se destaca pelo seu trabalho na primeira infância. Para ela, essa fase é essencial para o desenvolvimento das crianças.

“A primeira infância é uma etapa crucial, que é o preparo para a vida inteira. Eu vejo que é a fase mais importante, quando ela precisa ser desenvolvida e trabalhada lado o social, o motor, porque tudo isso ela vai agregar lá na frente”, explicou a professora.

Também um dos momentos mais marcantes da trajetória dessa profissional foi ser uma das responsáveis pela descoberta do diagnóstico de autismo em uma aluna que não falava. Desde então, a criança apresentou considerável evolução, um resultado que a motiva a seguir na missão de ensinar.

“Mudar não só as crianças, mas as famílias através da educação, mostrar o futuro que elas têm, desenvolver essa imaginação e essa criatividade. Isso nos motiva a continuar. Nós estamos aqui na primeira infância plantando uma semente que germinará e vai se transformar em uma linda árvore, com muitos frutos”, destacou Jéssica.

Os investimentos no professor não param

Ao entrar na rede, todos os professores ganham Chromebooks que ajudam no planejamento pedagógico

Ao longo dos anos a gestão municipal tem investido para garantir a valorização dos profissionais. O Prêmio Meritocracia é um exemplo, uma iniciativa que reconhece e valoriza as ações exitosas dos professores, durante o ano letivo. Além disso, é uma forma de incentivá-los na busca por inovação e estratégias de ensino com foco na aprendizagem dos alunos.

Os resultados têm sido notados com a melhora dos índices educacionais, ano após ano. A rede possui profissionais com experiências de sucesso municipal, estadual e nacional. O prêmio é um motivador na busca pela excelência na educação. Os profissionais recebem um prêmio em dinheiro, equivalente a uma remuneração mensal.

Prêmios como Delacir e Meritocracia reconhecem e valorizam as ações exitosas dos professores

Desde 2015, a prefeitura paga a Gratificação de Incentivo à Docência (GID). A GID foi flexibilizada, permitindo que mesmo em licença remunerada, estes profissionais não percam o benefício.

Ao entrar na rede, todos passam por capacitação e ganham Chromebooks que ajudam no planejamento pedagógico. Em quase 4 anos de gestão do prefeito Arthur Henrique, também ganharam abono e reajuste salarial. Além disso tiveram seus salários atualizados com o Novo PCCR da Educação.