Assistência Social

Oficina de Artes: um estímulo à criatividade e ao bem-estar na “melhor idade”

Com atividade manual, a atividade ajuda a reduzir o estresse e promover momentos de alegria e conexão entre integrantes do Cras União

Por Laura Silvestre

há 11 horas - Última atualização há 10 horas

Artesanato vai muito além de uma atividade de ocupação. Também estimula a criatividade, oferecer lazer e atua como uma excelente terapia que ajudando a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. Foi pensando nisso que a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES), promoveu nesta quinta-feira, 17, a “Oficina de Artes” para idosas do CRAS União.

Neria Pottella responsável pelas atividades artesanais no CRAS

Dona Neria Pottella, 70 anos, participa do programa há dois anos e foi uma das responsáveis por introduzir atividades artesanais e recicláveis no CRAS. “Aprendi a fazer artesanato ainda nova e decidi ensinar minhas colegas, pois achei que seria muito divertido. Elas amaram. Já produzimos vasos de flores com materiais recicláveis, corte e costura e hoje, elas puderam aprender um pouquinho mais sobre o crochê. É gratificante ter a oportunidade de ter momentos como esses com meus colegas”, contou. 

"É muito bom vir ao Cabelos de Prata e fazer o que amo com as pessoas que amo", disse Dominga

O crochê, por ser uma atividade manual, ajuda os idosos a desenvolverem a agilidade das mãos e a estimular o cérebro e a memória, além de proporcionar momentos de integração. Dominga dos Santos, 64 anos, expressou satisfação com a experiência. “O crochê me ajudou a sustentar meus cinco filhos. Hoje, considero uma ótima atividade de lazer. É muito bom vir ao Cabelos de Prata e fazer o que amo com as pessoas que amo. Fico muito feliz em participar”, disse. 

Dona Olga produzindo sua primeira corrente em crochê

Já Olga Joana, 76 anos, entrou no programa junto com dona Neria e aprendeu a crochetar com a oficina. “Eu nunca tive interesse, mas com a iniciativa do programa e a paciência da minha amiga já consegui fazer algumas manobras simples do crochê. Achei superdivertido e já me imagino crochetando enquanto assisto jornal ou em tempos de lazer”, falou. 

CABELOS DE PRATA – Implantado em 2001 tem suas ações voltadas às pessoas acima de 60 anos. Contribuindo no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, no fortalecimento dos vínculos familiares, do convívio comunitário e na prevenção de risco social. Além disso, os idosos recebem uma ajuda de custo no valor de R$300. Atualmente, cerca de 1.415 idosos integram o programa.