Povos Indígenas

Arthur Henrique avalia avanços e reforça compromisso com desenvolvimento indígena

Iniciativas da gestão municipal vão desde melhorias em estradas vicinais até o incentivo à produção agrícola local e investimentos na educação

Por Wandilson Prata

28/11/2024 - Última atualização 02/12/2024

Nesta quarta-feira, 27, o prefeito Arthur Henrique visitou as comunidades Morcego e Serra do Truaru, na região do Murupu, acompanhado por uma comitiva de secretários municipais. A visita teve como objetivo avaliar de perto os avanços alcançados nos últimos quatro anos por meio de investimentos estratégicos em infraestrutura, agricultura e educação, além de apresentar novas metas para os próximos anos.

Essas ações fazem parte do compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas, promovendo oportunidades que valorizam suas tradições e fortalecem sua autonomia econômica. “Estamos aqui para ouvir, aprender e trabalhar juntos, buscando soluções que realmente impactem a vida das pessoas”, destacou o prefeito durante as visitas.

Visita aconteceu nas comunidades Morcego e Serra do Truaru, na região do Murupu

Com iniciativas que vão desde melhorias em estradas vicinais, educação, até o incentivo à produção agrícola local, a Prefeitura de Boa Vista segue implementando políticas públicas voltadas para a inclusão social e o bem-estar das populações indígenas, garantindo um futuro de mais oportunidades e qualidade de vida para todos.

“Tive a oportunidade de visitar as escolas, que são bem equipadas, modernas e climatizadas. Além disso, as unidades contam com os mesmos recursos pedagógicos que temos na cidade. Também fizemos um compromisso de fazer um grande projeto de ampliação dessas escolas, trazendo as creches e ampliando os refeitórios”, disse o prefeito.

Prefeito também acompanhou o ensino aplicado nas salas de aula das escolas indígenas

Arthur Henrique também destacou o trabalho da prefeitura na área de assistência social, por meio do CRAS Itinerante, que leva os projetos sociais desenvolvidos na cidade às comunidades indígenas. Ele ressaltou ainda que, em breve, a população dessas regiões será beneficiada com a chegada de caminhões e carretas, que vão fortalecer ainda mais as ações voltadas ao apoio social.

O tuxaua da comunidade Morcego, Jander Evaristo da Silva, elogiou as melhorias implementadas nos últimos anos pela atual gestão. “Hoje, nossos alunos têm uma quadra para praticar atividades físicas. Além disso, nossa agricultura tem se fortalecido com os incentivos da prefeitura, graças ao trabalho desenvolvido por esta gestão”, afirmou.

Fortalecimento da agricultura familiar

Durante a visita, a comitiva da prefeitura conheceu o tanque de criação de peixes tambaqui na comunidade Morcego, que receberá aproximadamente 720 alevinos a partir do início do próximo ano.

Tanque de criação de peixes tambaqui na comunidade Morcego receberá aproximadamente 720 alevinos

Dentre as 17 comunidades indígenas, a prefeitura já implantou 11 tanques para a criação de peixes. Com o projeto, cinco comunidades já fizeram a despesca, totalizando cerca de 11 toneladas de peixe. As comunidades beneficiadas são Serra da Moça, Campo Alegre, Vista Alegre, Ilha e Darora.

Sistema de irrigação totalmente sustentável

Outro importante projeto implantado pela gestão de Arthur Henrique é o sistema de irrigação com placas solares, com a instalação de 26 kits nas comunidades. Na Serra do Truaru já é possível observar os resultados, com o cultivo de culturas de verão, como feijão, maxixe e melancia.

Comunidades indígenas já receberam 26 kits de sistema de irrigação com placas solares

“Estamos executando um trabalho sólido na agricultura e pecuária. Um desses investimentos é o plantio utilizando kits de irrigação com energia solar. Esses sistemas são sustentáveis, não geram custos extras e não poluem o meio ambiente. Nosso compromisso com as comunidades indígenas é seguir trabalhando de forma séria nos próximos quatro anos, fortalecendo nossas ações”, destacou o prefeito.

Augusto Maruai agora utiliza o sistema de irrigação com energia solar na comunidade Serra do Truaru

Para o produtor rural Augusto da Silva Maruai, 56 anos, a produção de alimentos melhorou 100% após a instalação do sistema de irrigação. “Antes, usávamos uma vala para irrigar os produtos, o que levava cerca de seis horas. Com o sistema de gotejamento que utilizamos hoje, esse tempo foi reduzido para duas horas. Plantamos feijão em setembro e já estamos colhendo para comercialização”, afirmou o produtor.